Topo

Esse conteúdo é antigo

Papa segue se recuperando de cirurgia no intestino, diz Vaticano

Andreas Solaro/AFP
Imagem: Andreas Solaro/AFP

Philip Pullella e Giulia Segreti

10/07/2021 15h39

O papa Francisco continua se recuperando de uma cirurgia no intestino. Em comunicado divulgado hoje, o Vaticano afirmou que ele está gradualmente retomando o seu trabalho, andando e fazendo refeições com ajudantes.

Segundo a Santa Fé, os exames de sangue foram satisfatórios. O papa de 84 anos está internado após passar por uma operação de três horas no último domingo (4) para remover parte do seu cólon.

Francisco teve um dia tranquilo na sexta-feira, afirmou o porta-voz Matteo Bruni, acrescentando que o pontífice continuava submetido ao tratamento prescrito.

"À tarde, ele celebrou a Santa Missa na capela privada e à noite jantou com aqueles que o estão ajudando durante esses dias", disse Bruni em um comunicado.

É a primeira vez que Francisco foi hospitalizado desde que se tornou papa em 2013. O Vaticano já havia anunciado que Francisco comandaria a sua tradicional reza do meio-dia de domingo do 10º andar do hospital Gemelli, onde uma suíte é reservada aos papas.

Será a primeira vez desde sua eleição como papa que ele não fará a oração do Vaticano, com exceção de quando estava viajando.