Topo

Esse conteúdo é antigo

Organizações farão apelo na ONU contra 'desmonte ambiental' de Bolsonaro

Jair Bolsonaro discursa na 76ª Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) - Eduardo Munoz-Pool/Getty Images
Jair Bolsonaro discursa na 76ª Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) Imagem: Eduardo Munoz-Pool/Getty Images

28/09/2021 19h44

Organizações da sociedade civil farão um apelo na Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o que consideram uma política de desmonte ambiental em curso no Brasil pelo governo do presidente Jair Bolsonaro, citando uma série de projetos que, em sua visão, tem por objetivo enfraquecer ainda mais os mecanismos de proteção ao meio ambiente e aos povos indígenas.

O grupo citou projetos em tramitação no Congresso como o que dificulta a demarcação das terras indígenas e outro que flexibiliza o licenciamento ambiental. Os ativistas irão rebater discurso que Bolsonaro fez recentemente na abertura da Assembleia-Geral da ONU, em que citou uma alegada defesa do meio ambiente pelo governo, citando o que consideram ataques e uma grave violação de direitos humanos e socioambientais.

"Novamente os povos indígenas do Brasil chamam a atenção para a grave situação dos direitos humanos e socioambientais que enfrentamos. Conforme apontado pela alta comissária Michelle Bachelet, os povos indígenas estão sob ataque físico e institucional no Brasil", destacaram as organizações em nota.

O alerta sobre a situação no Brasil será feito durante o diálogo interativo com o relator especial sobre os direitos dos povos indígenas, no Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, na quarta-feira, acrescentaram os grupos.

Procurada, a Secretaria de Comunicação da Presidência não se manifestou de imediato a um pedido de comentário.