Topo

Esse conteúdo é antigo

Papa abre consulta de dois anos sobre o futuro da Igreja Católica

Papa Francisco lançou neste domingo um processo mundial de consulta de dois anos que pode mudar a maneira como a Igreja Católica Romana toma decisões - Alberto Pizzoli/AFP
Papa Francisco lançou neste domingo um processo mundial de consulta de dois anos que pode mudar a maneira como a Igreja Católica Romana toma decisões Imagem: Alberto Pizzoli/AFP

Philip Pullella

10/10/2021 15h43Atualizada em 10/10/2021 16h28

O papa Francisco lançou neste domingo um processo mundial de consulta de dois anos que pode mudar a maneira como a Igreja Católica Romana toma decisões e deixar sua marca para muito além do fim do seu pontificado.

Proponentes encaram a iniciativa, chamada "Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão", como uma oportunidade de mudar as dinâmicas de poder da Igreja e dar mais voz a leigos católicos, como mulheres, e pessoas à margem da sociedade.

Conservadores afirmam que o processo em três etapas é uma perda de tempo, pode erodir a estrutura hierárquica da Igreja com 1,3 bilhão de membros e, no longo prazo, diluir a doutrina tradicional.

Em uma missa na Basílica de São Pedro, Francisco disse que os católicos deveriam manter a mente aberta durante o processo.