Topo

Esse conteúdo é antigo

Áustria planeja suspender lockdown, exceto para os não vacinados, diz chanceler

12 nov. 2021 - Pessoas caminham em praça na cidade de Salzburg, na Áustria - Barbara Gindl/APA/AFP
12 nov. 2021 - Pessoas caminham em praça na cidade de Salzburg, na Áustria Imagem: Barbara Gindl/APA/AFP

Francois Murphy

Da Reuters

07/12/2021 11h35Atualizada em 07/12/2021 11h59

Os não vacinados permanecerão confinados quando a Áustria suspender seu lockdown generalizado no domingo (12), confirmou o chanceler Karl Nehammer nesta terça-feira, um dia após assumir o cargo.

A Áustria entrou em lockdown há duas semanas para conter um aumento nas infecções diárias por covid-19 a níveis recordes, com restaurantes, bares, teatros e lojas não essenciais sendo fechados para todos, exceto comércios de "pegar e levar". Hotéis estão fechados para turistas. As infecções caíram desde então, mas a ocupação de unidades de terapia intensiva ainda está em alta.

"O lockdown para os não vacinados continua", disse Nehammer em coletiva de imprensa, ao confirmar que o lockdown mais amplo será suspenso no domingo, conforme planejado.

No entanto, os detalhes ainda precisam ser acertados na reunião de quarta-feira entre o governo e governadores influentes das nove províncias da Áustria.

"Para todos os não vacinados que estão sofrendo pelo fato de permanecerem presos, há uma oferta clara: vocês podem sair disso se aproveitarem a chance de se vacinar", disse Nehammer.