Topo

Esse conteúdo é antigo

Tsunami é observado na Samoa Americana após erupção de vulcão em Tonga

Praia de Samoa, no oceano Pacífico - Getty Images
Praia de Samoa, no oceano Pacífico Imagem: Getty Images

Da Reuters, de Bengaluru e Sydney

15/01/2022 13h22

Um vulcão submarino em Tonga entrou em erupção neste sábado, provocando um alerta de tsunami para várias nações insulares do Pacífico Sul, com imagens nas redes sociais mostrando ondas atingindo casas.

Ondas de tsunami foram observadas na capital de Tonga e na capital da Samoa Americana, disse um monitor de tsunamis com sede nos Estados Unidos.

A erupção do vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Ha'apai, localizado cerca de 65 km ao norte de Nuku'alofa, causou um tsunami de 1,2 metro, disse a agência de meteorologia da Austrália.

A agência afirmou que continua monitorando a situação, mas nenhuma ameaça de tsunami foi emitida para a parte continental da Austrália, ilhas ou territórios.

Ondas de tsunami foram observadas por medidores na capital tonganesa de Nuku'alofa e em Pago Pago, capital da Samoa Americana, disse o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico.

Fiji emitiu um alerta de tsunami, pedindo aos moradores que evitem o litoral "devido às fortes correntes e ondas perigosas".

Jese Tuisinu, repórter de televisão do Fiji One, postou um vídeo no Twitter mostrando grandes ondas chegando à costa, com pessoas tentando fugir das ondas que se aproximam em seus carros.

"Está literalmente escuro em partes de Tonga e as pessoas estão correndo em busca de segurança após a erupção", disse ele.

A agência de gerenciamento de emergências da Nova Zelândia emitiu um aviso sobre a atividade de tsunami nas costas norte e leste, com as áreas que devem experimentar correntes fortes e incomuns e ondas imprevisíveis.