Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Rússia diz que "risco real" de a Ucrânia adquirir armas nucleares exigia resposta

Destruição do prédio do governo de Kharkiv que foi atingido por mísseis russos - Vyacheslav Madiyevskyy/Reuters
Destruição do prédio do governo de Kharkiv que foi atingido por mísseis russos Imagem: Vyacheslav Madiyevskyy/Reuters

01/03/2022 10h44

Por Emma Farge

GENEBRA (Reuters) - O ministro das Relações Exteriores da Rússia afirmou nesta terça-feira, em uma reunião de desarmamento em Genebra, que a Ucrânia estava buscando adquirir armas nucleares, um risco real que exigia resposta da Rússia.

A Rússia invadiu a Ucrânia na quinta-feira, no que chamou de uma operação especial para desmilitarizar e desnazificar o país —justificativa rechaçada por Kiev e o Ocidente como propaganda política.

Hoje em dia, os riscos que o regime do (presidente ucraniano Volodymyr) Zelenskiy representa para os países vizinhos e a segurança internacional no geral aumentaram substancialmente após as autoridades em Kiev embarcarem em jogos perigosos relacionados a planos para adquirir suas próprias armas nucleares, disse o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, à Conferência do Desarmamento, em um discurso por vídeo.

A Ucrânia ainda tem tecnologias nucleares soviéticas e os meios para entregar esse tipo de arma. Não podemos deixar de responder a esse risco real, disse o ministro, que também defendeu que Washington encontre novas bases para suas armas nucleares na Europa.

Lavrov fez o discurso para uma plateia pequena, após muitos diplomatas, incluindo da França e do Reino Unido, organizarem um boicote para protestar contra a invasão da Rússia à Ucrânia, como fizeram em uma reunião paralela da ONU em Genebra na terça-feira.