Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Governo da Rússia chama Biden de irritável, esquecido e diz que ele insultou Putin

Nos últimos dias, presidente dos EUA afirmou que Putin é "criminoso de guerra" e "ditador assassino" - Jim Watson/AFP; Grigory Dukor/Pool
Nos últimos dias, presidente dos EUA afirmou que Putin é 'criminoso de guerra' e 'ditador assassino' Imagem: Jim Watson/AFP; Grigory Dukor/Pool

18/03/2022 08h05

O Kremlin classificou nesta sexta-feira os comentários do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sobre seu homólogo russo, Vladimir Putin, de "insultos pessoais" e disse que as declarações pareciam ter sido alimentadas por irritação, fadiga e esquecimento.

Biden chamou Putin de "criminoso de guerra" e "ditador assassino" nos últimos dias, depois que o líder russo no mês passado enviou dezenas de milhares de soldados à Ucrânia no que ele chamou de uma operação especial para destruir as capacidades militares do país vizinho e expulsar pessoas que ele chamou de nacionalistas perigosos.

"Ouvimos e vemos declarações que na verdade são insultos pessoais ao presidente Putin", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a jornalistas.

"Dada tal irritabilidade do Sr. Biden, sua fadiga e às vezes o esquecimento... fadiga que leva a declarações agressivas, não faremos avaliações duras, para não causar mais agressão."

As forças ucranianas montaram uma forte resistência contra as forças russas e o Ocidente impôs sanções severas a Moscou, num esforço para forçar a Rússia a se retirar da Ucrânia.