Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Kiev derruba monumento da era soviética que simbolizava amizade entre russos e ucranianos

Ucranianos começam a derrubar monumento que simbolizava amizade com russos  - Reprodução/Facebook Vitaly Klitschko
Ucranianos começam a derrubar monumento que simbolizava amizade com russos Imagem: Reprodução/Facebook Vitaly Klitschko

26/04/2022 20h04

Um monumento da era soviética erguido em Kiev para simbolizar a amizade entre Rússia e Ucrânia foi derrubado, nesta terça-feira, uma resposta à invasão russa ao país vizinho, de acordo com o prefeito da cidade.

A estátua mostrava um trabalhador ucraniano e outro russo em um pedestal, segurando juntos uma ordem soviética de amizade. A estátua estava localizada sob o Arco da Amizade do Povo, erguido em 1982 para comemorar o aniversário de 60 anos da União Soviética.

"O monumento... simbolizava a amizade entre as nações ucraniana e russa. Agora vemos o que essa 'amizade' é - a destruição de cidades ucranianas, a ruína da vida dos ucranianos, o assassinato de dezenas de milhares de pessoas pacíficas. Estou convencido que esse monumento tem um significado inteiramente diferente agora", disse o prefeito de Kiev, Vitaly Klitschko.

A invasão da Rússia à Ucrânia, lançada em 24 de fevereiro, deixou milhares de pessoas mortas ou feridas, reduziu cidades a cinzas e forçou mais de cinco milhões de pessoas a fugirem a outros países.

Derrubado monumento da era soviética que simbolizava amizade entre russos e ucranianos - Reprodução/Facebook Vitaly Klitschko - Reprodução/Facebook Vitaly Klitschko
Parte do monumento que simbolizava amizade entre russos e ucranianos, após ser derrubado em Kiev
Imagem: Reprodução/Facebook Vitaly Klitschko

Moscou chama suas ações de uma "operação especial" para desarmar a Ucrânia e protegê-la de fascistas. Ucrânia e o Ocidente dizem que esse é um pretexto falso para uma guerra iniciada sem provocação para tomar territórios, o que gerou temores de um conflito mais amplo na Europa que não é visto desde a Segunda Guerra Mundial.

À medida em que o monumento caía, uma multidão aplaudiu, cantando: "Glória à Ucrânia, glória aos heróis, glória à nação Ucrânia".

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL