Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Polícia diz ter recuperado 1.150 corpos em Kiev desde início da guerra

Natalia Zinets

Reuters, Kiev

28/04/2022 10h19

Os corpos de 1.150 civis foram recuperados na região de Kiev, na Ucrânia, desde a invasão da Rússia, e 50% a 70% deles têm ferimentos de balas de armas pequenas, disse a polícia de Kiev nesta quinta-feira.

O chefe da polícia regional de Kiev, Andriy Nebytov, afirmou em um vídeo postado no Twitter que a maioria dos corpos foi encontrada na cidade de Bucha, onde centenas de cadáveres foram descobertos desde a retirada das forças russas.

A Ucrânia diz que os civis encontrados mortos em Bucha foram mortos pelas forças russas durante a ocupação da área. A Reuters não conseguiu verificar o número de pessoas encontradas mortas em Bucha ou as circunstâncias de suas mortes.

A Rússia nega atacar civis desde a invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro. Chamou as alegações de que as forças russas executaram civis em Bucha enquanto ocupavam a cidade de "falsificação monstruosa" destinada a difamar o Exército russo.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

A Reuters pediu ao Ministério da Defesa russo comentários sobre a mais recente declaração da polícia de Kiev.

"Até o momento, encontramos, examinamos e entregamos a instituições forenses 1.150 corpos de civis mortos", disse Nebytov no vídeo, no qual ele estava nos escombros de prédios destruídos durante intensos combates na região de Kiev.

"Quero enfatizar que estes são civis, não militares", declarou ele.

O vídeo foi postado no dia em que o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, deve manter conversas em Kiev com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy.

A televisão ucraniana mostrou Guterres visitando a cidade de Borodyanka, onde Zelenskiy disse que a situação é "significativamente mais terrível" do que na vizinha Bucha.