Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Militares da Ucrânia carregam corpos de soldados russos em vagões refrigerados

13.mai.2022 - Militares ucranianos carregam corpos de soldados russos em vagões refrigerados. - REUTERS/Valentyn Ogirenko
13.mai.2022 - Militares ucranianos carregam corpos de soldados russos em vagões refrigerados. Imagem: REUTERS/Valentyn Ogirenko

Sergiy Karazy

Da Reuters

13/05/2022 18h14Atualizada em 13/05/2022 19h25

Autoridades militares ucranianas carregaram corpos de soldados russos recolhidos após combates nas regiões de Kiev e Chernihiv em vagões refrigerados nesta sexta-feira.

Volodymr Lyamzin, chefe da cooperação civil-militar da Ucrânia, disse que seu país está agindo de acordo com a lei internacional e está pronto para devolver os corpos à Rússia.

"De acordo com as normas do direito internacional humanitário, e a Ucrânia as está seguindo rigorosamente, após o término da fase ativa do conflito, os lados têm de devolver os corpos dos militares de outro país."

"A Ucrânia está pronta para devolver os corpos ao agressor", acrescentou ele.

Lyamzin disse que havia diversos trens refrigerados estacionados em diferentes regiões da Ucrânia, onde os corpos de soldados russos estavam sendo mantidos.

Várias centenas de corpos estavam sendo armazenados em uma instalação nos arredores de Kiev filmada pela Reuters.

"Neste trem refrigerado são mantidas várias centenas de corpos de ocupantes russos. A maioria deles foi trazida da região de Kiev, há alguns da região de Chernihiv e de algumas outras regiões também", disse Lyamzin.

Moscou chama sua invasão da Ucrânia de "operação militar especial" para desmilitarizar um vizinho que ameaça sua segurança. A Ucrânia nega representar uma ameaça e diz que a Rússia está travando uma guerra de agressão que já matou milhares de civis, deslocou milhões e destruiu cidades e vilas desde o início do conflito no final de fevereiro.