Topo

Esse conteúdo é antigo

França defende vacina da Oxford/AstraZeneca após países suspenderem imunizante

Vários países europeus, como a Dinamarca, a Noruega e a Islândia anunciaram a suspensão do imunizante contra a covid-19 após problemas de coagulação em vacinados - Divulgação
Vários países europeus, como a Dinamarca, a Noruega e a Islândia anunciaram a suspensão do imunizante contra a covid-19 após problemas de coagulação em vacinados Imagem: Divulgação

12/03/2021 07h21

O presidente do Conselho de Orientação para a Estratégia de Vacinação na França, Alain Fischer, disse hoje que não há um "excesso de acidentes vasculares após a utilização da vacina da Oxford/AstraZeneca". Vários países europeus, como a Dinamarca, a Noruega e a Islândia anunciaram a suspensão do imunizante contra a covid-19 após problemas de coagulação em vacinados.

De acordo com o imunologista francês, a França segue a recomendação da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), que afirmou, ontem, que não há relação de causa-efeito estabelecida entre a administração da vacina e os incidentes. Os problemas vasculares não integram a lista de possíveis reações adversas do imunizante. Ontem, o ministro da Saúde, Oliver Véran, disse que, atualmente, "o benefício é superior ao risco".

De acordo com a agência europeia, apenas 22 casos de trombose foram notificados em um universo de mais de três milhões de pessoas. A agência reitera que não há provas de que a vacinação desencadeie um risco maior de "forte coagulação sanguínea" nos vacinados contra a covid-19.

"As informações disponíveis indicam que os incidentes não são maiores entre os vacinados do que o observado na maior parte da população", assegurou o órgão, em um comunicado.

O primeiro país a cancelar temporariamente o uso da vacina foi a Dinamarca, por precaução, segundo o governo. Uma pessoa morreu e outros casos graves foram registrados após a utilização do imunizante. "Não renunciamos à vacina, apenas fazemos uma pausa no seu uso", explicou o diretor da agência sanitária dinamarquesa, Søren Brostrøm.

"Considerando o número de pessoas vacinadas, é difícil para mim acreditar que exista um problema, mas devemos aprofundar as investigações", disse Allan Randrup Thomsen, professor de virologia da Universidade de Copenhague.

A Islândia e a Noruega tomaram decisões semelhantes. A Áustria já havia suspendido parcialmente um lote específico da vacina após a morte de uma enfermeira de 49 anos, vítima de "graves problemas de coagulação" alguns dias após inoculação.

A Estônia, a Lituânia e o Luxemburgo tomaram a mesma medida. O lote, de um milhão de vacinas, foi entregue a 17 países da União Europeia. Uma investigação preliminar da Agência Europeia de Medicamentos, divulgada nesta quarta-feira (10), mostrou que não há relação entre a vacina e o óbito registrado na Áustria.

A Itália também suspendeu um outro lote do imunizante, depois da morte de um soldado na Sicília, vítima de uma parada cardíaca. Mas, como nos outros casos, a causa exata do óbito ainda precisa ser estabelecida.

Tailândia também suspende uso

A Tailândia também decidiu adiar o início da campanha de vacinação com o produto da AstraZeneca, anunciaram as autoridades de saúde. A imunização com as doses da Oxford/AstraZeneca deveria começar nesta sexta-feira (12) e o primeiro-ministro, Prayut Chan-O-Cha, seria o primeiro a receber o imunizante. Mas o evento foi cancelado e substituído por uma entrevista coletiva das autoridades de saúde.

"A administração das vacinas aos tailandeses deve ser segura, não temos que ter pressa", disse Piyasakol Sakolsatayadorn, assessor do comitê nacional que coordena a campanha de vacinação contra a Covid-19 no país. "Embora a qualidade do AstraZeneca seja boa, alguns países pediram um adiamento de seu uso e nós também vamos adiar", acrescentou.

"Esperamos até que Dinamarca e Áustria informem suas conclusões", afirmou o virologista Yong Poovarawan. "Adiamos para que seja estabelecido se (os efeitos colaterais) são causados pela vacina ou se é apenas em um lote específico", disse o virologista, acrescentando que o lote recebido pela Tailândia foi fabricado na Ásia.

O país iniciou a campanha de vacinação há um mês, com o imunizante do laboratório chinês Sinovac. A Tailândia conseguiu frear a pandemia com medidas severas. O país registrou 26.000 casos e 85 mortes por covid-19.

Com informações da AFP