Topo

Esse conteúdo é antigo

'Vírus veio para ficar': cientista da Pfizer detalha eficácia de vacinas

"Vírus veio para ficar": cientista da Pfizer detalha eficácia de vacinas - Reprodução
'Vírus veio para ficar': cientista da Pfizer detalha eficácia de vacinas Imagem: Reprodução

Por Silvina Sterin Pensel

12/05/2021 16h17

Vacinação de crianças, quando a imunidade coletiva será alcançada, a periculosidade das variantes, quantas doses devem ser aplicadas: Alejandro Cané, chefe de Assuntos Científicos e Médicos para a América do Norte da divisão de vacinas da Pfizer, respondeu à RFI as principais questões sobre os avanços do laboratório norte-americano contra a Covid-19. "Nossa vacina é capaz de neutralizar todas as variantes atuais", afirma o cientista argentino.

RFI: A vacina da Pfizer para adolescentes entre 12 e 15 anos acaba de ser aprovada nos Estados Unidos e é apresentada como "passaporte" para a volta às aulas, além de uma garantia para que as crianças possam abraçar os avós em paz. Não bastava vacinar professores e idosos?

Alejandro Cané: Sem dúvida, o grupo desproporcionalmente afetado em número de casos e gravidade foi o de adultos com mais de 65 anos. Mas cada vez mais - especialmente na segunda e terceira ondas na Europa, e agora também na América Latina - vê-se que os jovens entre 20 e 50 anos, e também adolescentes e crianças, tiveram mais infecções; com menos gravidade, mas mais casos. Aproximadamente 15% das pessoas que sofreram da doença sem morrer, mas com casos graves de Covid-19, eram crianças. O vírus os afeta. É por isso que iniciamos o estudo em pessoas com 16 anos ou mais e depois o expandimos para a faixa de 12-15. E a informação que temos é que a vacina é 100% eficaz neste grupo de jovens adolescentes e com um perfil de segurança totalmente aceitável.

Para quem tem de 12 a 15 anos, só foi aprovado nos Estados Unidos, mas já tinha autorização no Canadá e também apresentamos a vacina para esta faixa etária na Europa, África e Oriente Médio, com o objetivo de ampliar o número de vacinados, porque quanto mais pessoas forem vacinadas, mais rápido se chegará à imunidade coletiva, aquela proteção da comunidade em geral, que aos poucos vai nos devolvendo à normalidade.

RFI: E a Pfizer também está pensando em vacinar bebês de 6 meses...

A.C.: Iniciamos há algumas semanas o estudo pediátrico desta vacina entre 6 meses e 11 anos para ver se é eficaz e se é imunologicamente segura nessa faixa etária, com esta mesma abordagem. O vírus é democrático e universal, atinge todas as fases da vida, e com maior gravidade em um fim de vida do que os idosos. Mas atinge a todos e mais aqueles que apresentam fatores de risco: asma, doença pulmonar crônica, doença cardiovascular ou imunossupressão, e essas condições podem ocorrer em todas as idades.

RFI: A vacina contra a Covid-19 foi considerada um escudo infalível que reduziria as infecções e, eventualmente, baniria o vírus. Mas a realidade é que mesmo com a vacina as pessoas estão infectadas, mesmo com uma versão mais branda da Covid. O que aconteceu?

A.C.: Na Pfizer, conduzimos um estudo clínico onde o objetivo era encontrar uma vacina de RNA mensageiro que fosse eficaz e segura para prevenir doenças sintomáticas em pessoas que tinham ou não tiveram Covid e a vacina mostrou 95% de eficácia, não 100%. Ou seja, mesmo no estudo clínico, houve um pequeno percentual da população que, ao se vacinar, adoeceu mesmo assim.

O que vemos em países como o Reino Unido ou Israel, onde a vacinação em massa está sendo realizada, é que a vacina tem sido capaz de prevenir doenças sintomáticas e graves em 98%, ou seja, aquelas que requerem hospitalização e em 95%, 96% doenças sintomáticas moderadas que não requerem hospitalização.

O que a vacina fez foi modificar, por um lado, a gravidade da doença e, por outro, a própria doença. Se olharmos para o número de casos nos países onde o programa de vacinação está mais avançado, os casos foram drasticamente reduzidos e nas últimas semanas são praticamente 1% dos casos que eram há três ou quatro meses no Reino Unido, em Israel e também nos Estados Unidos.

A vacina Covid é uma ferramenta tremendamente importante para mudar a evolução da doença, para prevenir doenças graves e morte, mas também para reduzir a circulação do vírus na comunidade e assim conseguir que as pessoas que ainda não foram vacinadas ou quem são muito suscetível para ser mais protegido.

RFI: Você acha que é possível conseguir a imunidade de rebanho?

A.C.: A imunidade do rebanho é um mecanismo de proteção social muito importante. Está comprovado que vacinar determinado grupo da população em número suficiente diminui a circulação do vírus e, portanto, diminui a doença. Mas é preciso entre 60 e 70% da população de um país ou de uma cidade totalmente vacinada para começar a ver essa imunidade de rebanho.

Acho que essa é a meta, claro, mas até que esse percentual seja alcançado em uma comunidade, medidas de distanciamento social, higienização frequente das mãos, uso de máscara e evitar aglomerações devem continuar a ser respeitadas.

RFI: Teremos que ter um reforço, uma terceira dose da vacina Pfizer?

A.C.: Estamos investigando se é necessário dar uma terceira dose para todas as pessoas que já receberam duas ou para um grupo de pessoas em particular. Em fevereiro, iniciamos um acompanhamento com as pessoas que receberam as duas doses em 2020 durante nosso estudo de fase I e II da vacina. Nós as vacinamos novamente para ver como elas responderiam imunologicamente, como o perfil de segurança da vacina responderia e se a eficácia clínica aumentaria ou duraria mais. Os resultados ainda não estão disponíveis e ainda é cedo para dizer se um reforço será necessário ou não.

RFI: É possível que as pessoas tenham que ser vacinadas contra a Covid todos os anos, como a vacina contra a gripe?

A.C.: Existem duas partes: uma é a situação de pandemia e a outra é o vírus. Acho que não havia maneira de sair da pandemia sem uma vacina disponível. A vacina é o que nos permitirá controlar e eliminar a pandemia. Sem uma vacina, todos estariam na mesma situação dramática que vimos em 2020. Se agora temos luz no fim do túnel e o fim do túnel em si está muito mais perto, é porque temos vacinas e as pessoas estão se vacinando.

Dito isso, acredito que esse vírus veio para ficar e, embora estejamos agora focados em garantir que essa vacina nos permita deter a pandemia, então avaliaremos se precisaremos ou não de uma vacinação anual para manter a proteção e evitar doenças graves, hospitalizações e mortes, como acontece com outros vírus respiratórios, como influenza, adenovírus ou vírus sincicial respiratório.

RFI: Quando foi relatado que a Pfizer ganhou mais de US$ 3 bilhões nos primeiros três meses de 2021, muitos disseram: "Isso tudo é um comércio, um negócio; Eles não me pegam." O que você diria sobre isso?

A.C.: Não só a Pfizer, mas toda a indústria farmacêutica, a partir do momento em que se soube da existência desse vírus, passou a trabalhar de forma colaborativa como nunca vi antes para desenvolver não só a vacina, mas também tratamentos para essa doença.

O programa da Pfizer foi um risco assumido pela própria empresa e desenvolvido exclusivamente com recursos próprios em parceria com a BioNTech, nossos parceiros na Alemanha. Sem esse investimento econômico, seria muito improvável obter uma vacina no tempo em que foi feita e ter uma solução realista.

Então, acho que está longe de ser uma questão de ganhar dinheiro. O objetivo principal aqui era desenvolver uma vacina a qualquer custo, independentemente da quantidade, e agora tentar fazer com que aquela vacina que já está disponível seja acessível para todas as pessoas que dela precisam em qualquer parte do mundo, não apenas para os países mais poderosos e ricos. Nesse sentido, estamos trabalhando com a vacina da Pfizer para a iniciativa Covax da Organização Mundial da Saúde (OMS), e em conjunto com diferentes governos para ajudar a vacina a chegar a mais pessoas.

RFI: Como se lida com o surgimento de novas variantes do laboratório?

A.C.: As variantes do vírus eram uma situação epidemiológica esperada, que ora não gerava nenhum tipo de impacto clínico, ora tornava o vírus mais contagioso ou causava uma doença mais grave.

Existe uma definição universalmente aceita que classifica as variantes em três grupos: Variantes de interesse, Variantes de preocupação e Alta conseqüência.

A primeira é quando se identifica que se trata apenas de "algo novo". A variante da preocupação é algo novo que pode ser mais contagioso e potencialmente mais sério. E as variantes de alta consequência são as que geram a maior mortalidade. Nenhuma das cepas que circulam hoje se enquadram na última categoria. Todas elas são variantes de interesse e preocupação e existem mais de 50 ou 60 em todo o mundo. As mais conhecidas são a do Reino Unido, que já circula na maioria dos países do mundo; a da África do Sul e a do Brasil. Mas há variantes nos Estados Unidos; na Califórnia, em Nova York e agora também há uma nova na Índia.

Temos que trabalhar na vigilância epidemiológica em nível global para entender quais variantes circulam e qual o impacto que elas têm na evolução da doença e como as vacinas podem ou não nos proteger. Em nosso laboratório desenvolvemos um vírus artificial com as variantes em questão e testamos o soro das pessoas vacinadas para chegarmos a novos resultados e descobertas.