Topo

Esse conteúdo é antigo

Furacão Ida chega aos EUA com ventos de até 240 km/h

29/08/2021 16h24

O potente furacão Ida, de categoria 4 e com ventos de até 240 km/h, tocou o solo neste domingo (29) na Louisiana pouco após o meio-dia local (14h de Brasília), exatamente 16 anos depois de Katrina devastar esta região do sul dos Estados Unidos. Chuvas e ventos fortes já eram sentidos desde a manhã nas ruas desertas de Nova Orleans, em uma cidade com janelas protegidas com tapumes e sacos de areia à espera deste furacão, catalogado como "extremamente perigoso".

"Encontre o ambiente mais seguro da sua casa e fique ali até que a tempestade tenha passado", tuitou o governador do estado, John Bel Edwards. O governador disse que Ida - que ganhou força ao se aproximar da terra firme com as águas quentes do Golfo - seria uma das maiores tempestades a atingir a Louisiana desde a década de 1850.

Postagens nas redes sociais mostram imagens da tempestade.

Por volta do meio-dia local deste domingo, algumas regiões da localidade de Grand Isle, em uma ilha-barreira situada ao sul de Nova Orleans, já começavam a inundar pelo aumento do nível das águas, segundo a CNN. Em meio às advertências urgentes sobre possíveis danos catastróficos, a maioria dos moradores seguiu as recomendações das autoridades de deixar a região. Milhares de motoristas engarrafaram as rodovias de saída de Nova Orleans, às vésperas da chegada de Ida.

O furacão já fazia sentir seus efeitos terra adentro, com mais de 120.000 pessoas sem energia elétrica ao meio-dia de domingo, segundo o site poweroutage.us. O nível do mar estava mais de um metro e meio acima do seu nível habitual em vários locais, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC).

Em uma localidade do leste de Nova Orleans, na manhã de domingo alguns moradores faziam preparativos de última hora. "Não tenho certeza de que estou preparado", disse Charles Fields, que neste momento ainda levava para dentro de casa seus móveis de jardim, "mas teremos que enfrentá-lo".

Teste do sistema de prevenção de inundações

O governador Edwards advertiu neste domingo que Ida será "um teste importante" para o sistema de prevenção de inundações do estado. Ele explicou à CNN que se estimam em centenas de milhares os moradores que deixaram suas casas.

A tempestade "traz várias dificuldades desafiadoras para nós, com os hospitais tão cheios de pacientes com covid", acrescentou.

Este estado do sul dos Estados Unidos, com baixa taxa de vacinação, está entre os mais atingidos pela pandemia. Com 2.700 internações no sábado, as hospitalizações estão perto dos níveis mais altos da pandemia.

Este domingo coincide, ainda, com o 16º aniversário do Katrina, o furacão devastador que inundou 80% de Nova Orleans, deixando 1.800 mortos e bilhões de dólares em danos. "É muito doloroso pensar em outra tempestade poderosa com o furacão Ida tocando o solo neste aniversário", tinha dito Edwards, anteriormente.

Chuvas de 25 a 46 cm são esperadas no sul da Louisiana até a segunda-feira e com volume inclusive um pouco maior em algumas áreas.

Ida e Delta

A Casa Branca informou neste domingo que agências federais mobilizaram mais de 2.000 trabalhadores de emergência na região - incluindo 13 equipes urbanas de buscas e resgate -, juntamente com abastecimento de comida, água e geradores de energia. Autoridades locais, a Cruz Vermelha e outras organizações prepararam dezenas de abrigos para pelo menos 16 mil pessoas, acrescentou a Casa Branca.

Os planos para enfrentar o furacão e ativar os refúgios foram complicados pela Covid-19.

O presidente Joe Biden, que declarou estado de emergência em Louisiana, exortou às pessoas nos refúgios a usarem máscaras e manterem distanciamento social.