Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Ucrânia: ataque aéreo em Sumy mata ao menos 9 pessoas, incluindo 2 crianças

RFI*

08/03/2022 06h11Atualizada em 08/03/2022 14h20

Um ataque aéreo matou pelo menos nove pessoas, incluindo duas crianças, na cidade ucraniana de Sumy, onde um corredor humanitário deve ser estabelecido na terça-feira (8), disseram autoridades.

O corredor de Sumy a Poltava foi elaborado para retirar civis, incluindo chineses, indianos e outros estrangeiros, mas Iryna Vereshchuk, vice-primeira-ministra da Ucrânia, acusou a Rússia de planejar interromper a rota. A evacuação da população civil na cidade começou hoje nas proximidades com a Rússia.

O ataque aéreo em Sumy, perto da fronteira russa a leste da capital ucraniana, Kiev, ocorreu na segunda-feira (7), disseram os serviços de resgate da Ucrânia.

"Aviões inimigos atacaram impiedosamente prédios de apartamentos", informaram pelo Telegram depois de chegar ao local, às 23h locais.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Sumy, a 350 quilômetros a leste de Kiev, vem enfrentando intensos combates há dias, mas há mais detalhes sobre último ataque.

Iryna Vereshchuk disse que o Ministério da Defesa russo concordou em iniciar o corredor humanitário na terça-feira, em uma carta ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

"Temos informações de que o lado russo planeja interromper os corredores", acrescentou. "As manipulações estão sendo preparadas para forçar as pessoas a tomar outra rota, que não é coordenada e é perigosa", disse Vereshchuk.

Ela disse que o corredor também foi projetado para canalizar a entrega de alimentos e remédios. A vice-primeira-ministra afirmou que o primeiro comboio deveria começar às 10h, uma hora após o início do que a Ucrânia espera ser um cessar-fogo que deve durar até as 21h.

Vereshchuk pediu à Rússia que "coordene urgentemente" os corredores humanitários das cidades de Volnovakha, Mariupol, bem como de Kiev, Kharkiv e regiões vizinhas.

*com informações da AFP