Opinião: Doria faz política em SP como se estivesse em um reality show

Vanessa Barbara

Em São Paulo

  • Zanone Fraissat/Folhapress

    Prefeito de São Paulo, João Dória (dir.), posa para foto com Roberto Medina no Rock in Rio

    Prefeito de São Paulo, João Dória (dir.), posa para foto com Roberto Medina no Rock in Rio

Para entender o novo prefeito de São Paulo, eu assisti muitas horas da versão brasileira de 'O Aprendiz'.

Uma mulher chora enquanto está sentada na sala de reuniões, cercada por dois empresários com testa franzida e janelas com vidro do chão ao teto pelas quais se vê a silhueta de São Paulo. Ela diz que lamenta, mas que deveria ter o direito de cometer erros. É a primeira vez dela em uma reality show de TV! Além disso, tudo o que fez foi errar no pedido de café de alguém.

João Doria, um magnata da mídia, não se mostra solidário. "Nosso mundo é o mundo real", ele diz para a mulher chorando do outro lado da mesa. "O seu mundo é que é irreal."

Desde janeiro, uma nova temporada do reality teve início para muitos de nós. Nos Estados Unidos, Donald Trump se tornou presidente. Aqui em São Paulo, João Doria se tornou prefeito. Os dois homens têm muito em comum: são conservadores populistas com grande ego. Gostam de usar as redes sociais para divulgar suas mensagens. Ambos escreveram livros de autoajuda com títulos nada inspirados ("A Arte da Negociação" por Trump, "Lições para Vencer", por Doria).

Ambos também são ex-apresentadores do reality show "O Aprendiz".

Eu queria ter uma melhor ideia do meu novo prefeito e do que faria à minha cidade. Mas em vez de olhar sua plataforma eleitoral, seus discursos ou formação acadêmica, decidi ir diretamente à fonte principal.

Seguindo os passos de Emily Nussbaum, a crítica de televisão do "New York Times", eu assumi a tarefa de assistir aos 31 episódios das duas temporadas de Doria em "O Aprendiz", a versão brasileira do programa original de Trump, à procura de lições sobre a natureza do reality.

"O Aprendiz" é um game show que testa as habilidades nos negócios de uma dúzia de candidatos que competem para conquistar um cargo em uma das empresas do apresentador. Em cada episódio, eles são designados para equipes e recebem uma tarefa ligada ao negócio, geralmente patrocinada por uma certa empresa (um banco, uma rede de varejo, um fabricante de automóveis). A tarefa com frequência consiste de vender produtos ou criar novas estratégias publicitárias.

Em média os episódios se desdobram desta forma: os competidores, a maioria deles branca e privilegiada, recebem cerca de US$ 5 mil para montar um pequeno quiosque em um shopping. Eles passam dois dias árduos ao telefone, persuadindo outros empresários a prestarem favores como a doação de produtos ou participação em eventos de marketing. Eles negociam valores baixos com free-lancers desesperados.

De repente, eles têm uma ideia meio que brilhante (por exemplo, vestir alguém em uma fantasia de coração para promover um café) e esse toque de gênio resulta em um vencedor. A equipe vencedora ganha uma viagem de luxo à Suíça como prêmio.

Caminhando pelas ruas de Zurique, uma das participantes lembra de seu dia terrível servindo café em um evento de marketing e diz: "Lembra de quantos cafés servimos? Quantas pessoas estiveram presentes? Merecemos isto, não é?" (Imagino uma garçonete real, que trabalha por um salário mínimo, assistindo isso e se encolhendo em posição fetal em choro.)

Após os primeiros episódios, notei algo peculiar: os participantes estavam contatando as mesmas empresas que já tinham patrocinado os desafios anteriores da temporada. (Vamos chamar isso de o poder do "networking".) Eles também fecharam acordos ultrajantemente improváveis, como vender seis bananas por US$ 15 e ganhar 50 euros para lavar alguns poucos pratos em um hotel italiano.

E o que isso tem a ver com a forma de Doria fazer política? Muito, na verdade.

Às vezes, como o prefeito reconhece com orgulho, ele chama um de seus amigos executivos e pede por doações generosas à cidade. Não parece importar se a empresa à qual pede fundos esteja sendo processada pela prefeitura ou tenha dívidas imensas com ela. É o mesmo estilo dúbio e personalizado de fazer negócios pelos quais os candidatos de "O Aprendiz" são recompensados.

Veja o caso da Cyrela, uma das maiores incorporadoras e construtoras do Brasil. A Cyrela concordou em reformar os banheiros em um parque de São Paulo "sem custo" para o público, apesar da reforma ter custado cerca de R$ 450 mil.

Na época, a empresa estava envolvida em uma disputa legal com a prefeitura em torno de alguns projetos de construção separados. (Essa disputa foi resolvida posteriormente em um acordo.) Enquanto isso, a Cyrela tem interesse no futuro plano urbano de São Paulo, que incluirá leis a sobre a altura máxima dos novos edifícios.

Se isso não bastasse, Doria nomeou recentemente o ex-vice-presidente da Cyrela como chefe de uma nova pasta chamada Secretaria Especial de Investimento Social. Sua primeira tarefa seria presidir a cerimônia de entrega dos novos banheiros doados por sua antiga empresa. Foi como uma cena do último episódio da 7ª temporada, quando um competidor consegue persuadir Saulo, o cantor que venceu o reality show "Ídolos", que, é claro, passa na mesma emissora que "O Aprendiz", a se apresentar em um evento de marketing.

Doria não vê nenhum conflito de interesse, apesar de certa vez ter ameaçado encerrar uma entrevista assim que o assunto foi abordado. Naquela ocasião, o jornalista perguntou ao prefeito sobre seus laços com um de seus muitos amigos do setor privado: o dono de uma rede de farmácias chamada Ultrafarma, que por acaso é membro da Lide, uma empresa de eventos fundada por Doria e atualmente dirigida por seu filho.

O grupo promove com frequência eventos de negócios com a participação de políticos.

Segundo o noticiário, a Ultrafarma fez uma doação de R$ 600 mil para as farmácias populares de São Paulo em fevereiro passado. (A assessoria de imprensa do prefeito negou.) Um dia depois, o prefeito postou um vídeo no qual anunciava pessoalmente uma marca de vitamina da Ultrafarma antes de uma reunião de gabinete.

No mês seguinte, a Ultrafarma fez uma doação oficial à prefeitura, desta vez na forma de propagandas de TV no horário nobre para o controverso programa de limpeza de Doria, o "Cidade Linda", que tem sido criticado por muitos cidadãos como desperdício. Não está claro como a cidade se beneficiaria com essa doação.

O que é ainda mais preocupante é que esse comportamento tipo "O Aprendiz" pode não ficar confinado a São Paulo. Doria é considerado um possível candidato para a eleição presidencial de 2018. Do ponto de vista de negócios, uma doação oportuna à prefeitura pode dar mais frutos do que uma contribuição para uma campanha política.

De fato, esse campo minado ético na prefeitura de Doria surge logo após o Supremo Tribunal Federal ter decidido proibir doações de empresas para campanhas políticas. A meta é precisamente enfraquecer os laços entre o governo e interesses privados que possam levar a propina e outras formas de corrupção.

Mas Doria permanece imperturbável em sua camisa polo, enquanto toma decisões eticamente questionáveis. O prefeito já restringiu a autonomia da Controladoria Geral do Município, o órgão anticorrupção recém-criado pela cidade, e no mês passado demitiu o controlador-geral por "razões administrativas e operacionais". Como protesto, três funcionários do órgão renunciaram, incluindo o chefe do departamento de integridade.

Curiosamente, no quinto episódio da 8ª temporada de "O Aprendiz", Doria demitiu um candidato por usar suas conexões com um empresário para ficar à frente em um dos desafios. "Este país só mudará quanto tiver ética, princípios", declarou Doria com veemência, enquanto brandia uma caneta de prata. Trump ficaria orgulhoso.

*Vanessa Barbara é editora do site literário "A Hortaliça" e autora de dois romances e dois livros de não ficção.

Tradutor: George El Khouri Andolfato

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