Topo

PSDB diz que Dilma "faz de conta" que herdou bom governo de Lula

Daniela Martins

03/09/2012 20h22

O presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), seguiu a linha do ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso e fez ataques à gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Após divulgação de nota da presidente Dilma Rousseff, em que ela rebate críticas de FHC, Guerra afirmou que a presidente "faz de conta" que herdou um bom governo de Lula.

"Apesar de ter demitido quase metade dos ministros, de ter chacoalhado a Petrobras, ela faz de conta que não aconteceu nada. Faz de conta que os ministros que vieram do governo passado eram bons, que as práticas de antes eram limpas e que foi a força da gravidade que a fez mudar a diretoria da Petrobras, não a constatação de que a empresa ia e continua muito mal", diz a nota do presidente do PSDB.

No texto, Guerra diz também que o PT "vai muito mal" nestas eleições e que o ex-presidente Lula está "correndo atrás do prejuízo" deixado no país. O presidente da sigla disse que Dilma, por sua vez, faz questão de "deixar claro que não tem nada a ver" com a situação deixada pelo seu antecessor. "Nós entendemos a presidente. O importante é que a senhora trabalhe direito e não fique apenas nas palavras", completou.

No fim desta tarde, a presidente Dilma Rousseff contestou FHC, que fez críticas sobre a "herança pesada" do governo Lula em artigo publicado em jornais no domingo. Em nota, ela diz que recebeu do seu antecessor "uma herança bendita". "Não recebi um país sob intervenção do FMI ou sob a ameaça de apagão", diz trecho da nota.

A presidente diz que recebeu uma "economia sólida, com crescimento robusto, inflação sob controle, investimentos consistentes em infraestrutura e reservas cambiais recordes". Dilma também cita a condição de ascensão social de 40 milhões de brasileiros, o pleno emprego no país e acesso à educação.

Ao citar o cenário internacional, Dilma declarou ter recebido "um Brasil mais respeitado lá fora graças às posições firmes" do ex-presidente, definido por ela como "um democrata que não caiu na tentação de uma mudança constitucional que o beneficiasse": "O ex-presidente Lula é um exemplo de estadista".