Topo

Afif elogia "dedicação" da PM ao coibir protestos em SP

12/06/2013 20h10

O governador de São Paulo em exercício, Guilherme Afif Domingos (PSD), prestou solidariedade pessoalmente, nesta quarta-feira (12), a policiais militares que atuaram para conter os protestos realizados ontem contra o aumento da tarifa do transporte público, na capital paulista.

Afif elogiou a "dedicação e o profissionalismo" da corporação. Pelo menos 20 manifestantes foram detidos pela polícia.

Em seu terceiro dia à frente do governo estadual, Afif foi ao Comando Geral da Polícia Militar com o secretário de Segurança Pública, Fernando Grella, para reunir-se com a cúpula da PM e soldados que se feriram nos confrontos de ontem.

"Levei o total apoio do governo de São Paulo e o agradecimento pela dedicação e profissionalismo de toda a corporação da Polícia Militar de São Paulo", disse Afif, por meio de nota pública.

Durante o protesto, houve uma série de confrontos entre a PM e os manifestantes. Os policiais atiraram bolas de borracha e bombas de efeito moral e gás pimenta. A corporação disse que foi uma resposta aos manifestantes que lançaram pedras e paus contra a polícia.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), acompanhou à distância os desdobramentos do terceiro e mais violento protesto. Alckmin está em Paris, junto com o prefeito da capital, Fernando Haddad (PT), para defender a candidatura da cidade para sediar a Expo 2020.

Os manifestantes protestam contra o aumento da tarifa do metrô, dos trens da CPTM e dos ônibus da capital paulista de R$ 3 para R$ 3,20. Um novo protesto ? o quarto ? está marcado para amanhã, às 17h, em frente ao Teatro Municipal, no centro da capital.

Amanhã tanto o prefeito quanto o governador já estarão de volta a São Paulo. Alckmin, no entanto, continuará acompanhando à distância as manifestações. O governador marcou uma série de eventos na baixada santista durante toda a quinta-feira (13).