Topo

Infraero pede ao TST liminar para suspender greve de aeroportuários

Aeroportuários em greve de 24 horas realizam protesto no momento da chegada da presidente Dilma Rousseff a São Paulo - Renato S. Cerqueira/Futura Press
Aeroportuários em greve de 24 horas realizam protesto no momento da chegada da presidente Dilma Rousseff a São Paulo Imagem: Renato S. Cerqueira/Futura Press

31/07/2013 17h07

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) entrou com um pedido de liminar no Tribunal Superior do Trabalho (TST), na tarde desta quarta-feira, para que a greve dos aeroportuários seja considerada abusiva e ilegal. A Infraero solicita que os empregados sejam obrigados a retomar imediatamente suas atividades, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.

Segundo a assessoria do TST, a Infraero alega que o transporte aéreo é uma atividade essencial e, portanto, não poderia ser paralisada. Além disso, a estatal argumenta que a greve é ilegal porque não teriam sido esgotadas todas as tentativas de negociação, como previsto em lei.
 

O presidente do TST, Carlos Alberto Reis de Paula, deve decidir ainda nesta tarde se acata ou não o pedido da Infraero.

As três maiores companhias aéreas do país que operam no mercado doméstico - TAM, Gol e Azul - informaram que o movimento grevista não estaria afetando a operação nos aeroportos, sem impactos na pontualidade ou no atendimento dos passageiros.

A adesão à paralisação foi confirmada por aeroportuários dos terminais do Galeão, no Rio de Janeiro, Congonhas (SP), Vitória (ES), Recife (PE), Salvador (BA) e Fortaleza (CE).