Topo

Dilma nega que pessoas tenham mais filhos para receber Bolsa Família

03/09/2013 11h51

Em sua coluna semanal publicada em jornais regionais de todo o país, a presidente Dilma Rousseff contestou nesta terça-feira a avaliação feita por uma leitora de que "muita gente está tendo mais filhos para poder receber benefícios como o Bolsa Família".

Ao reconhecer que "muita gente acha isso", a presidente Dilma disse que "o que tem acontecido é exatamente o contrário". Como exemplo, citou a queda da taxa de fecundidade em todo o país - com recuo maior entre a população de mais baixa renda, especialmente no Norte e Nordeste, onde há mais pessoas recebendo o benefício do Bolsa Família, segundo ela.

"Pelas estatísticas, o número médio de filhos tende a cair com o aumento de renda, educação e inclusão social, aspectos reforçados pelo programa", disse a presidente em sua coluna "Conversa com a Presidenta", ao ser questionada pela leitora se não achava que "um país pobre como o nosso deveria", ao contrário de conceder mais benefícios à população, como o Bolsa Família, "incentivar a paternidade e a maternidade responsáveis".

Dilma também ressaltou que o Bolsa Família contribui para diminuir a evasão escolar e reduzir a mortalidade infantil em razão da exigência do programa de manter a vacinação em dia e o cuidado da alimentação das crianças contempladas pelo programa. Segundo ela, quase 20% da redução da mortalidade infantil se deve ao programa.

"Não podemos esquecer também que o Bolsa Família, além de trazer um alívio imediato à situação de pobreza, tem tido sucesso em manter nossas crianças na escola. O abandono escolar caiu muito e hoje é menor entre os alunos do Bolsa Família", disse a presidente. "Também está provado que o Bolsa Família teve impacto na redução da mortalidade infantil", destacou a presidente, afirmando que o governo quer "ir além, apoiando as famílias para melhorar suas condições".