Topo

Mantega confirma possibilidade de ajuda às distribuidoras de energia

05/02/2014 17h54

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quarta-feira (5) que o governo pode dar uma ajuda auxiliar para as distribuidoras de energia, além dos R$ 9 bilhões previstos na CDE (Conta de Desenvolvimento Energético). Segundo Mantega, ainda não está decidido em que medida isso seria feito.

"Se for necessário isso será feito, mas não sabemos em que medida. Até porque nós temos que esperar mais um pouco para saber qual é o rumo que as chuvas vão tomar, se virá mais ou menos. Por enquanto, é um problema de janeiro e fevereiro", afirmou Mantega, ao chegar ao ministério da Fazenda após participar de reunião com parlamentares para discutir projeto de mudança no indexador da dívida dos Estados e municípios.

"Nós estaremos dando cobertura para esses problemas de modo que isso não passe para a tarifa do consumidor final", frisou.

Questionado sobre pressão no mercado de juros de curto prazo que levou o Tesouro a cancelar leilão de títulos, Mantega disse que nos últimos dias houve uma redução da pressão. "Na semana passada houve algum nervosismo em nível internacional. Eu diria que esse nervosismo diminuiu nesses dias. Basta ver as cotações de câmbio que houve revalorização de várias moedas em relação ao dólar. Então eu vejo uma situação mais tranquila. A situação está mais acomodatícia", ressaltou o ministro.

Ao chegar ao ministério da Fazenda, Mantega também foi questionado se a "especulação" sobre aumento da taxa de juros não traz ainda mais instabilidade ao mercado. Sobre o assunto respondeu: "Não sei. Nesse momento tem muita especulação que se revela infundada".