Topo

ONS mantém orientação para que hidrelétricas economizem água

15/04/2014 16h09

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) incluiu, nesta terça-feira (15), em sua página na internet, uma atualização do documento "Diretrizes para a Operação Elétrica com Horizonte Mensal - Abril de 2014". A nova versão do documento mantém a orientação para que algumas hidrelétricas desliguem algumas turbinas ou alterem o modo de operação durante a madrugada, para consumir menos água dos reservatórios.

Considerando o cenário eletro-energético atual, caracterizado por níveis de armazenamento reduzidos para as hidrelétricas do Sudeste, o ONS informa, no documento, estar adotando "desligamento de várias unidades ou operação como gerador sincronizado praticamente a vazio ou unidades despachadas na modalidade como compensador síncrono para as usinas de Marimbondo, Furnas, Luiz Carlos Barreto, Itumbiara, Emborcação, Nova Ponte, Mascarenhas de Moraes, Água Vermelha, etc, no período de carga leve [de meia noite até às 6h], sendo o número de máquinas cortadas em Itaipu limitado a três unidades geradoras". Além de Itaipu, as usinas relacionadas pertencem a Furnas, Cemig e AES Tietê.

Na prática, o modo síncrono de operação é uma manobra técnica que consiste em manter a turbina girando, porém sem consumir água. Dessa forma, a máquina não gera potência ativa, utilizada para o acionamento de aparelhos elétricos. A máquina, no entanto, continua girando e fornecendo energia reativa, que produz campo magnético para o controle de tensão da rede elétrica.