Topo

ONS: Nível dos reservatórios do SE deve cair a 30,3% no fim de agosto

28/07/2014 19h01

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) estima que o nível dos reservatórios das hidrelétricas do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, o principal do país, alcance 30,3% de armazenamento no fim de agosto. O patamar representa uma queda de 4 pontos percentuais em relação ao volume atual dos lagos das usinas. Em 31 de agosto de 2013, os reservatórios das duas regiões, que respondem por cerca de 70% da capacidade de armazenamento do país, estavam em 55,1%.

Os dados fazem parte do mais recente relatório para a operação do sistema. De acordo com o ONS, para esta semana, a previsão é de chuva fraca isolada no trecho incremental à hidrelétrica de Três Marias e nas bacias dos rios Paranaíba, Grande e Paraíba do Sul, no Sudeste.

As previsões de ocorrência de chuvas nos locais ideais para o abastecimento dos reservatórios melhoraram as estimativas para a operação desta semana. Com isso, a média do preço de liquidação de diferenças (PLD, ou o preço spot de energia) recuou 19% para esta semana, sendo fixado em R$ 581,90 por megawatt-hora (MWh).

A expectativa do operador é que o volume de chuvas no subsistema Sudeste/Centro-Oeste nesta semana seja de 89% da média histórica para o período. A previsão do órgão para o mês de agosto nas duas regiões é de 93% da série histórica do período.

O Sul continua registrando a influência do fenômeno "El Niño", caracterizado por chuvas mais acentuadas na região. A expectativa do operador é que o volume de chuvas em agosto na região seja 17% superior à média histórica para o período. Com isso, a previsão é chegar ao fim do próximo mês com 92,8% de armazenamento, contra 91,5% em igual período do ano passado.

Apesar dos números favoráveis no Sul, a região responde por apenas 7% da capacidade de armazenamento de todo o sistema elétrico brasileiro.

Outra região que sofre influência do "El Niño", porém negativa, é o Nordeste, que possui o segundo subsistema mais importante em termos de armazenamento. Com a tendência de escassez de chuvas devido ao fenômeno climático, o operador estima que o volume de chuvas na região em agosto seja de apenas 57% da média histórica para o período.

Com menos chuvas, a expectativa do ONS é que os lagos das usinas do Nordeste cheguem ao fim de agosto com preocupantes 26,7% de armazenamento. O volume indica uma queda superior a 6 pontos percentuais em relação à marca atual.

Com relação ao Norte, a previsão do órgão é que o nível dos reservatórios das usinas alcancem 73,2% no fim de agosto, com queda superior a 13 pontos percentuais em relação ao patamar atual. O ONS trabalha com uma estimativa de volume de chuvas de 81% da média histórica em agosto na região.

De acordo com números da última sexta-feira, os últimos dados disponíveis, os reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste estão com 34,3% de armazenamento. A região Nordeste está com 32,98%. As usinas do Sul marcam 91,55% de estoque, enquanto as hidrelétricas do Norte estão com 86,54% de armazenamento.