Topo

Supremo deve eleger Lewandowski novo presidente na sexta-feira

Os ministros Joaquim Barbosa, atual presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), e Ricardo Lewandowski (à esq.), que assumirá o cargo - Pedro Ladeira - 13.fev.2014/Folhapress
Os ministros Joaquim Barbosa, atual presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), e Ricardo Lewandowski (à esq.), que assumirá o cargo Imagem: Pedro Ladeira - 13.fev.2014/Folhapress

29/07/2014 16h33

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, marcou a eleição do novo presidente e vice-presidente da Corte para sexta-feira, 1º de agosto.

Como a eleição segue tradicionalmente o critério de antiguidade, o resultado já é conhecido: o ministro Ricardo Lewandowski, atual vice-presidente, passará a chefiar o STF, tendo como vice a ministra Cármen Lúcia.

A eleição foi marcada antecipadamente devido ao pedido de aposentadoria de Barbosa antes de terminar sua gestão como presidente, que iria até novembro. A sessão de sexta-feira também marcará o retorno das atividades do STF após um mês de recesso, e deve ser a última com a participação de Barbosa.

A fixação da data da eleição foi publicada ontem em edição extra do Diário de Justiça Eletrônico:

"Como já é de conhecimento geral, encontra-se em fase final de tramitação o processo administrativo que culminará na minha aposentadoria do cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal. Como consequência do ato de aposentadoria expirará antecipadamente o atual mandato de presidente desta Corte. Nesse contexto, com base no artigo 12 e parágrafos do Regimento Interno, fixo como data para a eleição dos novos presidente e do vice-presidente a da sessão a ser realizada no dia 01/8/2014", diz o comunicado de Barbosa.