Topo

Incêndio atinge térmica de controlada da Eletrobras no RS

20/10/2014 18h00

Um incêndio de causas ainda desconhecidas provocou nesta segunda-feira (20) "danos consideráveis" em uma das três torres de resfriamento da usina de Candiota, que pertence à Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), da Eletrobras. O incidente não afetou a produção da termoelétrica porque a parte atingida, a chamada "Fase A", está desativada e tem previsão de retorno às operações no início do ano que vem, informou a empresa.

A usina, que fica no município de Candiota, no sul do Rio Grande do Sul, usa carvão mineral como combustível e tem 796 megawatts de potência instalada nas fases "A", "B" e "C", mas vem produzindo 412 MW em média. A parte atingida pelo fogo é a mais antiga. Foi inaugurada em 1974 e tem potência de 126 MW. As fases "B" e "C" têm capacidade instalada de 320 MW e 350 MW, respectivamente.

Segundo a CGTEE, a torre incendiada havia sido "totalmente reformada" em 2009 e 2010, com investimentos de R$ 8 milhões. A estrutura é feita de madeira tratada e fibra, diferentemente das outras duas em operação, que são de concreto. A empresa ainda não tem uma estimativa do valor do prejuízo causado pelo fogo.