Topo

Economia gerada por bônus da Sabesp soma 180 bilhões de litros de água

Morador recebe em casa redutores de vazão de água, distribuídos pela Sabesp - Luiz Carlos Murauskas/Folhapress
Morador recebe em casa redutores de vazão de água, distribuídos pela Sabesp Imagem: Luiz Carlos Murauskas/Folhapress

31/07/2015 11h28

Desde que deu início à política de concessão de bônus para os clientes que reduzem o consumo de água, a Sabesp já registrou uma economia de 180 bilhões de litros de água até junho deste ano. Segundo a companhia, o volume é suficiente para abastecer cerca de 2 milhões de pessoas, ou 10% da população atendida na Grande São Paulo.

A adesão ao programa já chega a 83% dos consumidores, de acordo com a empresa. A questão, muitas vezes colocada por analistas, é saber o quanto dessa redução é voluntária, ou seja, uma decisão tomada pelo consumidor para ter o benefício do desconto na conta de água e quanto é redução compulsória, decorrente da diminuição de pressão praticada pela empresa para cortar as perdas por vazamento. Essa última medida faz com que residências de algumas regiões da cidade fiquem por horas sem água. Em alguns bairros, a redução da pressão acontece por mais de 12 horas diariamente.

A empresa aponta para Itaquaquecetuba, Campo Limpo e Guaianazes como as regiões com menos consumo médio de água por imóvel. Na outra ponta, liderando o consumo, está a região do Jardins.

A concessão de bônus pela Sabesp já gerou, apenas no primeiro semestre deste ano, um desembolso de R$ 442,2 milhões pela empresa, enquanto a aplicação da tarifa de contingência, destinada a clientes que aumentam o consumo de água, rendeu R$ 202,3 milhões de fevereiro, quando passou a ser cobrada, até junho.