Topo

Presidente do PT convoca militância para greve geral em 10 de junho

06/06/2016 13h47Atualizada em 07/06/2016 07h55

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, convocou a militância para aderir a uma greve geral "contra o golpe" e o governo interino de Michel Temer no dia 10 de junho. Em artigo semanal, publicado no site do partido, o petista pede auxílio do movimento sindical na preparação do ato.

"Duas decisões importantes na mais recente reunião da Comissão Executiva Nacional, realizada dia 31 de maio. A primeira, que dá continuidade à nossa participação na luta contra o golpe do vice usurpador, conclama a militância a empenhar-se para a grande mobilização nacional do dia 10 de junho", escreveu Rui Falcão.

A segunda resolução, segundo o dirigente, trata do calendário para a realização do Encontro Nacional Extraordinário, marcado para os dias 9 a 11 de dezembro.

Junto com movimentos sociais e sindicais, os petistas organizam para esta semana uma série de protestos contra Temer e a favor da presidente afastada, Dilma Rousseff, em nível nacional.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por exemplo, participou nesta segunda-feira (6), no Rio, de ato organizado pelo Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas. O evento lançou a campanha "Se é público é para todos".

Em tom de mea culpa, Lula defendeu o retorno de Dilma à Presidência para que ela possa "corrigir os equívocos" cometidos nos últimos anos.

Além do ex-presidente, participaram a filósofa Marcia Tiburi, o cientista político Emir Sader e líderes de movimentos sociais.