RIO DE JANEIRO (Reuters) - Dois policiais militares -- um homem e uma mulher -- foram detidos entre o final da noite de quinta-feira e a madrugada desta sexta-feira, na zona sul do Rio, quando tentavam extorquir dinheiro de dois turistas.
As vítimas, um tcheco e um norte-americano, contaram na delegacia que os PMs tentaram forjar uma apreensão de drogas quando eles estavam em um quiosque na praia de Copacabana.
Os turistas deram 350 reais e 100 dólares aos policiais e ainda foram obrigados a ir ao hotel Meridien, onde estão hospedados, para pegar mais 1.000 dólares. Ao chegarem ao hotel, eles acionaram a segurança, que chamou a polícia.
"Eles estavam muito assustados e nervosos com o que estava acontecendo. Nós tomamos conhecimento do assunto e resolvemos chamar a polícia", revelou um segurança do hotel.
Os dois policiais militares foram presos em flagrante e levados para a delegacia do bairro, onde foram autuados por concussão.
A polícia militar abriu um procedimento administrativo para investigar a conduta dos PMs, que devem ser afastados do policiamento na orla.
"Vamos tomar as medidas éticas e disciplinares necessárias. Vamos verificar até que ponto houve um deslize dos policiais e iremos julgar se eles terão condição de permanecer na corporação", disse o subcomandante Robson Rodrigues, do Batalhão de Turismo da PM.