UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA

Selo
Selo
ARQUIVOS

 

06/12/2006 - 00h22
Após dia de caos aéreo, controle de vôos é retomado

Por Ricardo Amaral

BRASÍLIA (Reuters) - Depois de um dia de caos nos principais aeroportos brasileiros, o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos Bueno, anunciou no final da noite da terça-feira a recuperação dos equipamentos de comunicação do centro de controle Cindacta 1 (Brasília) e a retomada dos vôos.

A falha no equipamento, inédita segundo Bueno, provocou tumulto, atrasos e cancelamentos em cadeia ao longo do dia. Às 19h30 foram canceladas todas as decolagens nos aeroportos de Congonhas (São Paulo) e Confins (região metropolitana de Belo Horizonte), além de Brasília.

"Informo que foi restabelecido todo o controle de comunicações no Cindacta 1 e os vôos estão sendo restabelecidos", disse o comandante Bueno a jornalistas depois de uma reunião de emergência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto.

Além da retomada dos vôos, Lula determinou a compra imediata de equipamento de comunicações semelhante ao que falhou, para ser instalado e operar como alternativa na região de São Paulo, segundo informou o ministro da Defesa, Waldir Pires, na mesma entrevista.

"O presidente deu instruções peremptórias para ter as condições de Brasília restauradas imediatamente e que haja condições semelhantes em São Paulo, como alternativas permanentes, para não permitir jamais que haja paralisações dos vôos como aconteceu", disse Waldir.

Lula chamou Bueno e Waldir a seu gabinete às 22h30. Também participaram da reunião de emergência o presidente da Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi, e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Segundo o comandante Bueno, o equipamento de comunicações que apresentou defeito é de fabricação italiana. A falha teria ocorrido porque um "link" do equipamento teria deixado de funcionar.

Bueno descartou a hipótese de sabotagem por parte de funcionáros ou controladores de vôo. O comandante da Aeronáutica disse que os passageiros que tiveram vôos cancelados devem se informar sobre novos horários com as companhias, porque os vôos acumulados serão retomados paulatinamente.

Passageiros de todo o Brasil vêm enfrentando atrasos nos aeroportos de todo o país desde outubro, quando os controladores de vôo do Cindacta 1 decidiram parar de operar com um número de aeronaves superior ao recomendado.

A decisão foi consequência do acidente, no final de setembro, entre um Boeing da Gol e um jato Legacy, fabricado pela Embraer e de propriedade da empresa norte-americana de fretamento ExcelAire.

Após a colisão entre as duas aeronaves, o avião da Gol caiu no norte de Mato Grosso matando todas as 154 pessoas a bordo. O Legacy conseguiu pousar com segurança numa base aérea do Pará. Foi o pior acidente da história da aviação brasileira.

Bueno negou que os atrasos da terça-feira tivessem relação com os registrados anteriormente, os quais ele atribuiu ao "abalo emocional" sofrido pelos controladores após o acidente com o Boeing da Gol. Segundo ele, esse abalo já foi superado.

Depois da tragédia, controladores chegaram a denunciar a existência de "buracos negros" no espaço aéreo brasileiro, o que foi negado por autoridades da Aeronáutica e do Ministério da Defesa.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
São Paulo cai diante do Coritiba e perde a 1ª com Ricardo Gomes
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Avião com presidente deposto deve pousar em El Salvador
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA