UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

17/07/2007 - 19h12
Avião bate em depósito da TAM em Congonhas

Da Redação

Apu Gomes/Folha Imagem
Fogo provocado pelo acidente com o avião da TAM que vinha de Porto Alegre a SP
BANDNEWS AO VIVO
COMO FOI O ACIDENTE
COMO FICA O TRÂNSITO
TUCANO ESTARIA A BORDO
TIROU FOTOS? MANDE
Atualizado às 21h42

Um avião da TAM que transportava 176 pessoas sofreu um acidente quando pousava em Congonhas na noite desta terça. A aeronave, um airbus A320, derrapou na pista, atravessou a avenida Washington Luiz e se chocou contra um posto de combustíveis de bandeira Shell e um depósito de cargas da própria TAM. O acidente causou um grande incêndio, e o fogo consome neste momento o depósito, que fica na rua Otávio Tarquino de Souza, perto do aeroporto. O prédio corre risco de desabamento e a Eletropaulo cortou o fornecimento de energia da região.

O vôo JJ 3054 vinha de Porto Alegre, de onde decolou às 17h16. Ainda não há um balanço oficial sobre o número de vítimas. Segundo a Globonews, o Corpo de Bombeiros confirma a existência de um morto. Entre os feridos, há duas vítimas identificadas, ambas atendidas no Hospital Alvorada, em Moema: Eduardo Silva Teixeira, de 35 anos, é funcionário da TAM, estava no prédio atingido e foi atendido com abalo emocional. A segunda vítima atendida pelo hospital é Lilian Souza, de 22 anos, com escoriações leves. De acordo com a assessoria de imprensa, o hospital reforçou sua equipe de plantão para atender novos feridos.

A TAM confirmou que a aeronave transportava 176 pessoas -170 passageiros e funcionários da empresa e 6 componentes da tripulação técnica (comandantes e comissários). Mas não consegue ainda determinar a extensão dos danos, nem a existência de vítimas. A empresa informa que disponibilizou um número de chamadas gratuitas para atender aos familiares dos passageiros e tripulantes deste vôo: 0800 117900. O número, no entanto, não dá conta da demanda.

Uma funcionária da TAM Express que estava no local - e pede para não ser identificada - diz que ouviu um forte estrondo quando a aeronave se chocou contra o prédio, mas demorou para entender o que estava acontecendo. Ela diz ainda que os funcionários da empresa foram proibidos de dar entrevistas.

O aeroporto de Congonhas está fechado para pousos e decolagens desde as 18h45, e os vôos estão sendo redirecionados para outros aeroportos.

Depois de passar por reformas, a pista principal de Congonhas foi liberada para pousos e decolagens no dia 30 de junho. No entanto, ela foi liberada sem que fosse feito o grooving (ranhuras para dar mais aderência aos pneus dos aviões e facilitar o escoamento da água).
PISTA FOI REFORMADA
LEIA MAIS
SINDICATO: PRECARIEDADE
OUTRA DERRAPAGEM
Cerca de 70 equipes do Corpo de Bombeiros trabalham para controlar o incêndio, além de dezesseis ambulâncias e um veículo do Instituto Médico Legal (IML) estão no local . Segundo informações preliminares, cinco funcionários da TAM estariam presos dentro de um elevador do depósito da companhia aérea.

De acordo com Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a avenida Washington Luis está interditada nos dois sentidos na altura da rua Otávio Tarquino de Souza. A avenida 23 de Maio também está fechada. A interdição causa congestionamento no local.

O presidente Lula convocou uma reunião com os ministros Franklin Martins, Walfrido Mares Guia e Dilma Roussef para discutir o assunto e, dizendo-se "consternado", cancelou sua agenda pública da quarta-feira.

Ontem, outro avião derrapou após pousar na recém reformada pista principal do aeroporto, o que causou a suspensão das operações em Congonhas. O avião parou de bico na área de grama.

Leia a íntegra do terceiro comunicado da TAM



Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA