UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA

Selo
Selo
ARQUIVOS

 

24/08/2007 - 15h54
Dirceu e Genoino escapam da primeira das acusações

Da redação
Em São Paulo

OS RÉUS NO SUPREMO E OS CRIMES DE QUE SÃO ACUSADOS
Marcos Valério (publicitário) - corrupção ativa, peculato (3x) e lavagem de dinheiro
João Paulo Cunha (deputado federal) - corrupção passiva, lavagem de dinheiro e peculato
Luiz Gushiken (ex-ministro) - peculato
Paulo Rocha (deputado federal PT-PA) - lavagem de dinheiro
Anita Leocádia (assessora parlamentar) - lavagem de dinheiro
João Magno (ex-deputado federal PT-MG) - lavagem de dinheiro
Professor Luizinho (ex-deputado federal PT-SP) - lavagem de dinheiro
Anderson Adauto (ex-ministro dos Transportes) - lavagem de dinheiro
José Luiz Alves (ex-assessor de Anderson Adauto) - lavagem de dinheiro
Simone Vasconcelos (ex-diretora da SMPB) - lavagem de dinheiro
Geiza Dias (ex-auxiliar da diretoria das empresas de Marcos Valério) - lavagem de dinheiro
Rogério Tolentino (advogado da Tolentino e Associados, que prestava serviços à SMPB) - lavagem de dinheiro
Cristiano Paz (publicitário) - corrupção ativa, peculato (3x) e lavagem de dinheiro
Ramon Hollerbach (publicitário) - corrupção ativa, peculato (3x) e lavagem de dinheiro
Kátia Rabello (ex-presidente do Banco Rural) - gestão fraudulenta de instituição financeira
José Roberto Salgado (ex-vice-presidente do Banco Rural) - gestão fraudulenta de instituição financeira
Ayanna Tenório - (ex-vice-presidente do Banco Rural) - gestão fraudulenta de instituição financeira
Vinícius Samarane (ex-diretor do Banco Rural) - gestão fraudulenta de instituição financeira
Henrique Pizzolato (ex-diretor de marketing do Banco do Brasil) - peculato (2x), corrupção passiva e lavagem de dinheiro
ADVOGADA: DECISÃO FOI INJUSTA
ADVOGADO DE DEFESA COCHILA
O STF (Supremo Tribunal Federal) livrou o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino, o ex-tesoureiro Delúbio Soares e o secretário-geral do partido Sílvio Pereira da denúncia de peculato (apropriação indevida de dinheiro ou bens públicos para proveito próprio ou de terceiros) no mensalão (suposto esquema de desvio de dinheiro público e de compra de apoio político no Congresso), feita pela Procuradoria Geral da República.

Segundo o relator Joaquim Barbosa, o inquérito não atribuiu de forma satisfatória o papel específico de cada um deles no esquema.

Os ministros Cármem Lúcia, Cezar Peluso, Carlos Ayres Britto, Marco Aurélio Mello e Ellen Gracie acompanharam o relator. Ricardo Lewandowski, Eros Grau, Gilmar Mendes e Celso de Mello não receberam a denúncia contra Luiz Gushiken. Lewandowski classificou a denúncia da procuradoria como "extremamente vaga e genérica" com relação a Dirceu, Genoino, Delúbio e Silvio Pereira.

O STF entendeu que, mesmo não sendo funcionários públicos, Valério e seus dois sócios foram co-autores do desvio de dinheiro público em benefício próprio.

A primeira acusação contra Dirceu constava da parte da denúncia referente ao contrato da Visanet (administradora de cartões com participação do Banco do Brasil) com a agência DNA, do empresário Marcos Valério.

Em outros pontos da denúncia da procuradoria, o ex-chefe da Casa Civil é acusado mais três vezes por peculato, nove por corrupção ativa e uma por formação de quadrilha.

Investigações do Ministério Público mostram que a diretoria de marketing do Banco do Brasil, sob a administração de Pizzolato, aprovou a liberação de cerca de R$ 73,851 milhões para a agência de publicidade de Valério.

Segundo o relator Joaquim Barbosa, a denúncia do procurador Antonio Fernando Souza aponta que o dinheiro foi utilizado para propinas e pagamento de dívidas de campanhas eleitorais.


Folha Online
Acompanhe ao vivo placar de Coritiba x São Paulo e mais 3 jogos
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Mesmo sem apoio, presidente deposto diz que volta ao país
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA