UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA

Selo
Selo
ARQUIVOS

 

08/12/2007 - 20h14
SP tem primeiro dia sem homicídio, anuncia governo

Da redação
Em São Paulo

Em sete de dezembro de 2007, ou seja, a sexta-feira passada, a cidade de São Paulo passou o dia inteiro sem registrar um único homicídio em seus 93 distritos policiais -- um fato inédito nas estatísticas criminais. Foi o que anunciou neste sábado (8) o secretário estadual de Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, durante o evento Faça Esporte na PM.

"Não houve nenhum homicídio da 0h do dia 7 até as 24h do dia 7", afirmou ele. Segundo o secretário, desde 1999, ano em que 12.800 pessoas foram mortas em todo o Estado, o número de homicídios registrados caiu 63%. Na capital, a queda atingiu 72% no mesmo período.

Marzagão disse ainda que neste ano a queda foi acentuada, o que o levou a anunciar uma meta mais ousada para 2008. "Neste momento, são 11,6 homicídios por 100 mil habitantes. Se Deus quiser, chegaremos no ano que vem a 10 por 100 mil, que é uma marca aceita pela ONU (Organização das Nações Unidas)".

Para atingir a meta de 2008, Marzagão defendeu a manutenção de ações como a Operação Homicídio, da Polícia Militar, que consiste em fazer revistas em bares nos finais de semana. "São locais onde pessoas bebem e, muitas vezes, acabam ocorrendo homicídios por motivos fúteis. Também devemos investir muito na inclusão social. Faremos tudo que pudermos para a inclusão, porque acreditamos que o problema da violência não se resumirá só com as ações da polícia", afirmou.

Entre os motivos da redução dos homicídios, Marzagão citou o recolhimento das armas ilegais, mesmo antes do Estatuto do Desarmamento, e policiamento com base no Infocrim -- sistema de mapeamento criminal que permite conhecer pela Internet os lugares em que os crimes acontecem.


Folha Online
Acompanhe ao vivo placar de Coritiba x São Paulo e mais 3 jogos
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Mesmo sem apoio, presidente deposto diz que volta ao país
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA