UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA

Selo
Selo
ARQUIVOS

 

14/05/2008 - 21h40
Maggi diz que prazo de Marina venceu e vê ministro mais ágil

CUIABÁ (Reuters) - O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR), disse nesta quarta-feira que o prazo de Marina Silva venceu à frente do Ministério do Meio Ambiente e espera mais agilidade na concessão de licenças ambientais por parte de seu substituto no cargo, Carlos Minc.

"Todo mundo tem seu tempo", disse ele. "Ela foi um ícone, mas venceu o prazo. Ninguém é insubstituível", acrescentou o governador em entrevista à Reuters, por telefone.

Pivô de algumas polêmicas com a ex-ministra, Maggi disse que ela "fez um serviço bom e soube representar bem o Brasil" no exterior. Para ele, no entanto, Marina Silva foi mal assessorada no que diz respeito a informações sobre o desmatamento em seu Estado.

"Ela e sua equipe começaram a receber muita informação errada, haja vista o número de desmate no Mato Grosso", disse Maggi. "Ela não tinha uma base correta para tomar decisões. Isso foi ruim para a imagem de Mato Grosso e do Brasil."

Maggi referia-se a dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), que apontaram no início do ano um recorde no desmatamento em Mato Grosso nos meses de entressafra agrícola, entre agosto e dezembro.

Na ocasião, a então ministra disse que a situação no Estado era "preocupante", após um sobrevôo à região do município mato-grossense de Marcelândia, considerado o recordista no desmatamento.

Marina Silva atribuiu na época o aumento à alta no preço das commodities, dizendo não acreditar que isso havia ocorrido por "coinciência".

Maggi disse esperar do novo ministro, o carioca Minc, maior agilidade na concessão de licenças ambientais para projetos no Estado.

"Se (Minc) vier com o ritmo de trabalho que vinha desempenhando no Rio, será bom para a fluidez dos licenciamentos de projetos no Estado", afirmou.

"O que se discorda é o tempo que demora para resolver as coisas. Por que tem que demorar dois anos para licenciar uma usina hidrelétrica?", perguntou.

Questionado se a saída de Marina Silva seria uma opção do governo pelo desenvolvimento a qualquer custo, ele respondeu:

"Longe disso. Se é bom para o Rio, não é a qualquer custo", afirmou, referindo-se a Carlos Minc, que antes de aceitar o ministério ocupava o cargo de secretário do Ambiente do Rio de Janeiro.

(Reportagem de Jonas da Silva)


Folha Online
Bovespa fecha em alta e registra maior valor do ano
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Confira a resolução comentada
da primeira fase da Fuvest 2010

UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA