UOL Notícias Notícias
 

16/05/2008 - 12h20

Na Cúpula UE-América Latina, Uribe pede às Farc que libertem Betancourt

Das agências internacionais
O presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, pediu nesta sexta-feira (16) que as Farc libertem Ingrid Betancourt e outros reféns durante a 5ª Cúpula União Européia-América Latina, que acontece em Lima, no Peru. A franco-colombiana está em poder das Farc há mais de seis anos.

"As Farc deveriam libertar hoje os seqüestrados, entre eles a doutora Betancourt", disse Uribe, em uma breve declaração antes do início do encontro.

Reuters
Felipe Calderón, presidente do México, e Alan García, presidente do Peru, acenam para jornalistas na chegada ao Palácio do Governo em Lima, onde acontecem os debates da 5ª Cúpula UE-América Latina
POLÊMICA DOS BIOCOMBUSTÍVEIS
MAIS NOTÍCIAS DESTA SEXTA-FEIRA
VEJA ÁLBUM DE FOTOS DE HOJE
As declarações do presidente colombiano são feitas um dia após a Interpol ter divulgado relatório sobre os e-mails encontrados nos arquivos dos computadores de Raúl Reyes, um dos chefes das Farc, que foi morto em 1º de março. Os peritos confirmaram a autenticidade dos 38 mil documentos arquivados nos computadores, que de certa forma comprometem Equador e Venezuela, e garantiram não ter encontrado "nenhuma alteração dos dados", como acusam os presidentes Rafael Correa e Hugo Chávez.

A Cúpula da América Latina, Caribe e União Européia (UE) reúne quase 50 líderes de 63 países. O desafio proposto pelos governantes é o de encontrar fórmulas para lutar contra a pobreza, a mudança climática e a crise de alimentos.

Mais metas que declarações
Com um atraso de mais de meia hora e liderada pelo Peru, o país anfitrião, e Eslovênia, país que atualmente preside a UE, a cúpula começou com uma sessão plenária e aberta.

O presidente peruano, Alan García, destacou que os dois blocos estão unidos por laços históricos e defendeu a democracia e a liberdade como caminhos para o avanço.

"Desta reunião os povos esperam soluções, reivindicações e mais metas que declarações ou reuniões rituais", ressaltou García, que fez um apelo para estabelecer "metas concretas" nesta cúpula e uma "união continental" em torno dos temas essenciais.

O presidente equatoriano, Rafael Correa, rejeitou o relatório divulgado pela Interpol na quinta-feira, apontando que os arquivos encontrados em um laptop de guerrilheiros colombianos são autênticos e não foram alterados. O governo colombiano afirma que os dados mostram a ligação da Venezuela e do Equador com rebeldes.
CORREA REBATE INTERPOL
LEIA MAIS
Temas em debate
O primeiro eixo temático da cúpula, a pobreza, a desigualdade e a exclusão, será abordado pela manhã, enquanto à tarde os dirigentes debaterão sobre desenvolvimento sustentável, meio ambiente, mudança climática e energia.

Os chefes de Estado e de Governo vão discutir também a chamada 'Declaração de Lima' -redigida pelos altos funcionários e aprovada na quinta-feira (15) pelos chanceleres dos países participantes- após chegarem a um consenso sobre as negociações européias com o Mercosul, a CAN (Comunidade Andina) e a América Central.

O presidente peruano, que usava o "grande colar de diamantes", símbolo da autoridade máxima de seu país, deu pessoalmente as boas-vindas aos participantes à entrada do edifício do Museu da Nação, onde ocorre a reunião.

"Que não caia sobre nós a vergonha de não ter feito nada" pelas milhões de pessoas ameaçadas pela crise alimentícia mundial, disse García, ao mencionar a ameaça do "horroroso inferno da crise de fome" que pende sobre a humanidade.

O anfitrião da cúpula pediu esforço para acrescentar 2% à produção de alimentos em cada país.

Compartilhe:

    Tempo

    No Brasil
    No exterior

    Trânsito

    Cotações