UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA



 Internacional

20/07/2006 - 09h33
Trinta e oito corpos de pessoas torturadas são encontrados em Bagdá

=(FOTOS)= BAGDÁ, 20 jul (AFP) - Trinta e oito corpos de iraquianos torturados e assassinados foram encontrados nesta quinta-feira, em Bagdá, enquanto a violência prosseguia no resto do país, com o saldo provisório de seis mortos.

A descoberta de corpos se tornou um fato rotineiro na capital iraquiana, mas a cifra desta quinta-feira, superior à média, evidenciou que as últimas 24 horas foram especialmente violentas.

Vários atentados cobraram a vida de seis pessoas e ferindo mais de trinta: um carro-bomba explodiu no centro de Bagdá, matando três; uma bomba foi detonada no chamado bairro Palestino, matando dois, e um policial foi atacado e morto em Tikrit, norte de Bagdá.

Nesse clima de intensificação da violência, o grande aiatolá Ali Sistani, o religioso xiita mais importante do país, fez um apelo à calma e à reconciliação.

"Repito hoje meu pedido aos iraquianos de todas as confissões para que se dêem conta do perigo que ameaça o país e se unam para substituir o ódio e a violência pelo amor e o diálogo pacífico, para resolver, desta forma, todos os problemas e conflitos", afirmou.

Sistani também pediu que "todos os intelectuais, dirigentes, políticos e chefes tribais façam seus máximos esforços para cessar com o ciclo de violência, pois se essa violência continuar, afetará gravemente o futuro do povo iraquiano e impedirá tornar realidade seus sonhos de estabilidade e progresso".

Em Samarra, norte da capital, manifestantes sunitas tomaram as ruas da cidade para protestar contra o chamado do líder radical xiita Moqtada al-Sadr para que voluntários dessa religião reconstruam o mausoléu destruído em fevereiro passado num atentado que desatou a onda de violência inter-religiosa.

"O resultado não vai ser bom. É um chamado cheio de provocação que atiçará a violência confessional", afirma o conselho municipal da cidade em um comunicado.

Por fim, o exército americano anunciou a prisão de 31 suspeitos de terrorismo em operações militares conjuntas das tropas americanas e o exército iraquiano perto de Moqdadiyah e Kirkuk, ao norte de Bagdá.


ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA