UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA

Selo
Selo
ARQUIVOS


 Internacional

17/02/2008 - 10h58
Projeto de declaração diz que Kosovo independente "se dedicará à paz"

Da AFP
Em Pristina, Sérvia

O Kosovo independente "se dedicará à paz e à estabilidade", segundo o projeto de declaração de independência que devia ser submetido neste domingo ao Parlamento do Kosovo e do qual a AFP obteve uma cópia.

A nação do Kosovo "será criada na base do plano Ahtisaari", afirma o documento em 12 pontos.

Este plano, elaborado pelo emissário especial da ONU para o Kosovo, o finlandês Martti Ahtisaari, preconiza para esta província do sul da Sérvia uma independência "sob supervisão internacional" garantida por uma missão da União Européia (UE).

Aprovado pelos ocidentais, o plano foi bloqueado no Conselho de Segurança da ONU pela Rússia, oposta à independência do Kosovo.

"O Kosovo é uma sociedade democrática, laica e multiétnica" que aceitará "a presença internacional civil e militar", prossegue a declaração. A presença civil é a da UE, que deve substituir a ONU, e a presença militar é a da KFOR, a força comandada pela Otan no Kosovo, mobilizada na província desde 1999 e que vai permanecer no território depois da proclamação de independência.

"Após a independência, o Kosovo assumirá as responsabilidades internacionais, garantirá a segurança das fronteiras com os países vizinhos e não recorrerá à força para resolver as divergências", segundo o texto.

"O Kosovo se dedicará à paz e a estabilidade na região, e declara seu desejo de manter boas relações com seus vizinhos", prossegue o documento.

O Kosovo independente "garante a proteção do legado cultural e religioso", continua a declaração, em referência às dezenas de locais religiosos da Igreja ortodoxa sérvia que se encontram neste território.

O Parlamento do Kosovo, de maioria albanesa, devia começar a debater sobre o projeto de declaração às 15H00 locais (12H00 de Brasília).



Folha Online
Bovespa fecha em alta e registra maior valor do ano
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Confira a resolução comentada
da primeira fase da Fuvest 2010

UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA