WASHINGTON, 10 Out 2008 (AFP) - O diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, fez um apelo hoje a um reforço das instituições multilaterais, à luz da crise financeira, e se mostrou otimista em relação às assembléias do FMI e do Banco Mundial que constituem "um bom começo" para essa meta.
"Acho que podemos atribuir a maior parte dos problemas que temos visto à arquitetura (da regulamentação financeira mundial) seja por falta de legitimidade ou de eficácia", declarou Strauss-Kahn em entrevista à imprensa em Washington às vésperas da reunião do comitê do FMI.
A seu ver, o mundo deve "contar com instituições multilaterais com um número de membros quase universal, para que nenhum país que queira fazer parte do sistema internacional seja deixado de fora".
"Devemos administrar o sistema melhor de como vimos fazendo. É um momento de grandes desafios, mas também um momento em que poderemos usar nossa capacidade imaginativa e atuar com coragem. Espero que tenhamos um bom começo com as reuniões deste final de semana", acrescentou.
Strauss-Kahn também defendeu ações contra a crise financeira, horas antes da reunião dos ministros de Finanças do G7 em Washington.
O setor privado não pode recuperar a confiança por si só, o mesmo acontecendo com as políticas macroeconômicas e as medidas graduais sobre os mercados financeiros, afirmou ele em entrevista à imprensa em Washington.
"O que fará recuperar a confiança é uma intervenção estatal que seja clara, integral e produto da cooperação entre os países", destacou.