UOL Notícias Notícias
 

27/10/2009 - 08h26

TV: Irã aceita base de acordo para questão nuclear mas quer mudanças

TEERÃ, 27 Out 2009 (AFP) - O Irã aceita a base do acordo proposto pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para enriquecer seu urânio no exterior, mas quer introduzir mudanças importantes no projeto, informou o canal de televisão estatal Al-Alam.

"O Irã aceita o marco geral do projeto de acordo, mas quer mudanças importantes", declarou uma fonte ligada às negociações, citada pela emissora em língua árabe.

A mesma fonte afirmou que o Irã apresentará dentro de dois dias sua resposta oficial à AIEA.

Estados Unidos, Rússia e França já aprovaram o acordo, elaborado pela agência da ONU, mas o Irã anunciou na sexta-feira que precisava de mais tempo para anunciar sua posição.

O projeto prevê que o Irã entregue 1.200 quilos de urânio enriquecido a menos de 5% para ser processado e enriquecido a 19,75% na Rússia, antes da França fabricar "material nuclear" para o reator de Teerã.

Fontes do governo iranino criticaram a ideia de enviar ao exterior 1.200 dos 1.500 quilos de urânio enriquecido a 3,5% que o país possui e mencionaram a possibilidade de uma carga menor.

Compartilhe:

    Trânsito

    Cotações

    Hospedagem: UOL Host