A Santa Catarina Turismo (Santur), empresa ligada à Secretaria do Turismo do Estado, estima que a tragédia provocada pelas chuvas causou prejuízos de R$ 120 milhões para o setor. Segundo seu presidente, Valdir Walendowsky, as chuvas esvaziaram cerca de 50% da rede hoteleira. "E isso é só o início da cadeia, porque aí sofre também o comércio", diz.
A estimativa de Walendowsky toma por base o que foi movimentado pelo turismo no Estado em novembro de 2007: R$ 928 milhões. "Esperávamos a mesma quantia ou mais para esse ano, mas tivemos uma semana praticamente perdida." O presidente da Santur diz que a situação deve melhorar a partir da próxima semana, quando grande parte das estradas estará desobstruída.
Mas a Santur diz que a temporada de verão não será prejudicada. Segundo Walendowsky, as praias e os aeroportos não foram atingidos, o que possibilita a chegada de turistas. O governador Luiz Henrique da Silveira declarou que os investimentos do governo federal ajudarão a recuperar a infra-estrutura a tempo. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".
Chuva deve diminuir hojeO sol pode aparecer fraco hoje na Grande Florianópolis e no litoral de Santa Catarina, segundo previsão do Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia (Ciram) do Estado. No decorrer do dia, há condição de aberturas de sol e o calor deve formar nuvens de trovoadas que provocam pancadas de chuva em curto espaço de tempo, principalmente na tarde.
Os totais de chuva nas próximas 24 horas podem chegar a 30 mm em algumas localidades. O solo muito encharcado pode sofrer novos deslizamentos nas áreas já afetadas. A partir de amanhã ocorrem períodos mais prolongados de sol. Segundo o Ciram, o nível dos rios da bacia do Itajaí-Açu está diminuindo gradativamente.