UOL Notícias Notícias
 

28/10/2009 - 08h21

Bolsas asiáticas apresentam forte baixa; Coreia desaba

Tóquio - A maioria dos mercados da Ásia encerrou no vermelho nesta quarta-feira. Os fracos resultados em Wall Street e a realização de lucros, além de fatores locais, foram determinantes para o pessimismo dos investidores. Uma das exceções foi a China, que se recuperou no fim do pregão.

Em Hong Kong, pesou também o receio de que o governo local baixe medidas para controlar a disparada dos preços dos imóveis. O temor puxou para baixo as ações das incorporadoras imobiliárias e contribuiu para a baixa de 1,8% no índice Hang Seng, que fechou aos 21.761,58 pontos.

A presença de investidores em busca de ofertas de ocasião no final da sessão levou as Bolsas da China a apresentar ligeira valorização. O volume de negociações, contudo, foi fraco, devido às preocupações sobre liquidez por conta do lançamento da nova plataforma chinesa ao estilo Nasdaq, a ChiNext, na sexta-feira. O índice Xangai Composto subiu 0,3% e encerrou aos 3.031,33 pontos. Já o Shenzhen Composto aumentou 1,1% e terminou aos 1.067,14 pontos.

A estabilidade na taxa de paridade central dólar-yuan levou a moeda chinesa a apresentar pouca variação em relação à unidade norte-americana. No mercado de balcão, às 4h30 (horário de Brasília), a cotação de compra e venda do dólar era de 6,8293 yuans, estável sobre o fechamento de terça-feira, que foi de 6,8296 yuans.

Já a Bolsa de Taipé, em Taiwan, fechou em forte baixa por causa da realização de lucros. Compras por parte de fundos governamentais diminuíram as perdas. O índice Taiwan Weighted caiu 1,6% e encerrou aos 7.533,95 pontos, a menor pontuação desde 9 de outubro.

Na Coreia do Sul, o índice Kospi da Bolsa de Seul afundou 2,4%, para 1.609,71 pontos, o nível mais baixo desde 7 de outubro. Foi a maior queda porcentual desde 17 de agosto.

O índice S&P/ASX 200 da Bolsa de Sydney, na Austrália, caiu 1,4% e fechou aos 4.685,1 pontos.

Nas Filipinas, o índice PSE da Bolsa de Manila encerrou em baixa de 0,9% e fechou aos 2.908,21 pontos.

A Bolsa de Cingapura terminou em baixa pela segunda sessão consecutiva uma vez que os investidores permaneceram nervosos quanto à força da recuperação econômica global. O índice Straits Times caiu 1,7% e fechou aos 2.648,98 pontos.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, caiu 2,9% e fechou aos 2.355,31 pontos, estendendo as perdas, exacerbadas por vendas forçadas por investidores locais que não puderam adicionar fundos novos para manter suas margens de transação.

Às 5h45, de Brasília, o índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, caía 1,32 e estava aos 705,11 pontos.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, caiu 0,8% e fechou aos 1.249,59 pontos, com declínios em papéis de construtoras, finanças e companhias agrícolas. As informações são da Dow Jones

Compartilhe:

    Trânsito

    Cotações

    Hospedagem: UOL Host