UOL Notícias Notícias
 

03/11/2009 - 16h07

Bolsas europeias fecham em baixa, puxadas por bancos

Londres - As principais Bolsas europeias fecharam hoje em baixa, pressionadas pelas perdas em ações do setor bancário, depois que o UBS anunciou um prejuízo maior que o esperado no terceiro trimestre. Os demais setores também caíram, refletindo o retorno do nervosismo no mercado. Em Londres, o índice FT-100 caiu 1,18% e fechou aos 5.044,50 pontos. Em Paris, o índice CAC-40 recuou 1,52%, para 3.584,25 pontos, enquanto o índice Dax-30, de Frankfurt, registrou queda de 1,43%, aos 5.353,35 pontos. Já a Bolsa de Madri recuou 1,95%, para 11.242,40 pontos.

"Os investidores estão cada vez mais nervosos com relação à extensão alcançada pelos preços das ações desde as (cotações) mínimas deste ano", disse David Jones, estrategista do IG Index. No setor bancário, as ações do Royal Bank of Scotland caíram 7,04%, em reação ao anúncio de que o governo do Reino Unido vai injetar 25,5 bilhões de libras (US$ 41,57 bilhões) no banco.

Por outro lado, as ações do Lloyds Banking Group subiram 2,74%, depois de a companhia divulgar o aguardado plano para levantar 21 bilhões de libras em capital. O objetivo do banco é escapar do custoso esquema de proteção de ativos do governo britânico, em um movimento que também ajudará a companhia a manter a mesma estrutura.

Na Bolsa de Paris, as ações do BNP Paribas caíram 4,31%, as do Société Générale recuaram 4,26% e as do Dexia tiveram queda de 3,83%. Amanhã, os investidores estarão atentos ao resultado trimestral do Société Générale. Em Frankfurt, as ações do Commerzbank caíram 4,03%, depois de o banco antecipar, na noite de ontem, seu balanço do terceiro trimestre. Em Madri, as ações do Santander caíram 3,4%, as do BBVA recuaram 3,2% e as do Banco Popular fecharam em baixa de 2,3%.

As ações da BMW caíram 6,26% e lideraram as perdas em Frankfurt, após a montadora ter anunciado uma queda de 74% no lucro líquido do terceiro trimestre. Entre as rivais, Volkswagen caiu 3,35% e Daimler recuou 4,43%. As informações são da Dow Jones.

Compartilhe:

    Trânsito

    Cotações

    Hospedagem: UOL Host