UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
GUIAS DE RAÇAS | Cães

POODLE

Cão cosmopolita e inteligente, o Poodle busca sempre a companhia das pessoas. Ele adora receber, dar carinho e brincar, sem intervalos. Além de agitado e brincalhão, o Poodle também aprende e obedece com muita facilidade, fato que levou muitos organizadores de circos a optarem por essa raça para suas apresentações. Esse amor excessivo e obediente, no entanto, pode se transformar em forte ciúme ocasionalmente.

O Poodle pode ser encontrado em quatro tamanhos: o primeiro deles é o standard (de 45 a 60 centímetros), de estatura grande e forte. Não recomendado para apartamentos e idosos, esse tipo de Poodle é muito ativo e exige duas horas diárias de exercícios; o segundo é o mais tradicional, de tamanho médio, com altura que varia de 35 a 45 centímetros; o Poodle miniatura (de 28 a 35 centímetros), mais adequado para ambientes menores, exigirá menos despesas e manutenção da pelagem; e o último, o Poodle Toy (no máximo, 28 centímetros), é o menor de todos e de vida mais longa. Vive bem com pessoas idosas e crianças. No entanto, exige mais atenção, pois seus ossos são muito frágeis e se quebram com facilidade com movimentos mais bruscos.

O Poodle não tem cheiro forte e não solta pêlos pela casa. Se isso ocorrer, é preciso verificar com um veterinário se há problemas na pele. As cores são variadas, podendo ser encontrado em preto, branco, marrom, cinza e amarelo, além das mescladas.  
Cão que vive bem em apartamentos, mas é um pouco barulhento. Agitado, precisa sair para passeios diários. A tosa e escovação devem ser feitas regularmente. Os principais problemas de saúde apontados por criadores são gástricos, de tireóide, dermatites, doença renal, câncer e displasia no quadril. As orelhas devem ser limpas semanalmente para evitar infecções.
CUIDADOS BÁSICOS
Porte: Pequeno a Grande
Origem: França

Curiosidade

O Poodle é uma das raças mais populares do mundo e, em 1997, já representava 17% da população canina no Brasil. No ano 2000, foram registrados 7.725 Poodles, o que coloca a raça na quarta posição no ranking de nascimentos da Confederação Brasileira de Cin

História

Antes de virar um dos xodós das cortes européias, o Poodle era utilizado para a caça aquática na Alemanha. Era ele que buscava as aves que caíam dentro d'água. Poodle em alemão é "pudel", palavra derivada de "pudelin", que significa "jogar-se na água". Entretanto, o Poodle tornou-se mais popular e adquiriu suas características atuais como cão de companhia na França, onde passou a freqüentar as cortes a partir do reinado de Luís XIV.


Hospedagem: UOL Host