21/08/2008 - 13h00
Filhote de baleia abandonado deve ser sacrificado na Austrália
|
Reuters
Filhote de baleia jubarte está há quatro dias perdido no litoral norte de Sydney
|
O filhote de baleia jubarte abandonado há quatro dias nas águas do norte de Sydney (Austrália) por sua mãe deve ser sacrificado. Ele permanece junto a uma embarcação que aparentemente confunde com sua genitora e seu estado piorou muito.
"Decidimos que é para o bem da baleia. Foi uma decisão difícil", anunciou um porta-voz do Serviço de Parques e Vida Animal do Estado australiano de Nova Gales do Sul, cuja capital é Sydney. O funcionário não disse quando será, mas destacou que os especialistas consideram que deve acontecer "o mais rápido possível".
Filhote de baleia jubarte está há quatro dias perdido no litoral norte de Sydney, na Austrália, e seu estado de saúde tem piorado.
Colin, como é conhecida a baleia jubarte na imprensa australiana, tem duas semanas de vida e mede quatro metros de comprimento.
Biólogos disseram que existe a possibilidade de a poluição acústica causada pela passagem de navios pelas águas de Sydney ter provocado a perda de contato com a mãe. O barulho produzido pelos navios pode cortar as linhas de comunicação sonora entre baleias.
Nos últimos dias, os especialistas analisaram opções para salvar Colin. Uma possibilidade estudada era tentar devolvê-la ao oceano e deixá-la ali sozinha apenas se estabelecesse contato com outros cetáceos e conseguisse uma mãe adotiva.
Outra opção avaliada pelos especialistas seria criá-la em cativeiro, mas para isso seriam necessários 600 litros de leite por dia e 30 pessoas para alimentá-la durante os 11 meses de lactação.
- Mais
- Filhote de baleia confunde iate com mãe; assista
