UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

23/07/2008 - 20h53

Cães de pequeno porte podem ser bons companheiros em casa, veja dicas

Da Redaço

Folha Imagem

Garotinha abraça cão da raça pug

Garotinha abraça cão da raça pug

Eles são fofos, cabem numa bolsa e podem ser bons cães de companhia, inclusive para crianças. Os cãezinhos de pequeno porte, que viraram xodós de celebridades, entre elas Paris Hilton, circulam em shoppings centers, aparecem na TV e chegam a ser vistos em eventos famosos da indústria do entretenimento.

Conhecidos como "toys", eles têm ainda uma série de acessórios, que incluem roupas, sapatos, unhas postiças e uma bolsa usada pelos donos para levá-los a tiracolo. Entre as raças populares do "grupo" estão chihuahua, maltês, poodle, lhasa apso, shih tzu pug e pinscher, este último entre os mais baratos (cerca de R$300), segundo o veterinário Fábio Oshoa, do Breed Pet Shop. Os valores, diz ele, variam não só entre as raças - há, por exemplo, as que atingem R$2 mil - mas também de acordo com o pedigree. "Para que o dono fique seguro quanto à escolha, é importante pesquisar e conhecer as instalações do criador", afirma.

Já entre os cuidados com os pequenos, o veterinário explica que são os mesmos que com os cães de outros tamanhos: vermifugação e vacinação. Também menciona o banho e a tosa, principalmente para os cães de pêlos mais longos.

Outro ponto destacado pela veterinária Karina Mussolino, do Pet Center Marginal, também em São Paulo, é observar o comportamento e o perfil do animal, inclusive na hora de comprar a bolsa para carregar o cão. "Há cães mais agitados como, por exemplo, os da raça pinscher, que podem ser fortes candidatos a não se sentirem confortáveis". O comportamento do bicho de estimação, diz ela, também é importante na hora da compra. "Tudo precisa ser levado em conta, desde o perfil de cada raça até o lugar onde ele vai ficar", aponta.

A veterinária lembra ainda que não é possível precisar a altura exata que o filhote de porte pequeno vai atingir. "Numeração de cães não existe e cada raça é uma raça", diz.
Mais
Cães na China
Closes de cães
Cães pelo mundo
Cães dos desenhos

Hospedagem: UOL Host