UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA

Selo
Selo
ARQUIVOS

 Brasil

31/12/2007 - 17h26
Animais podem ter sido mortos por febre amarela no DF

Brasília - Mais dois macacos foram encontrados mortos no Distrito Federal nos últimos dias. Em meio à suspeita de um foco de febre amarela em Brasília, os dois animais foram recolhidos pela Vigilância Sanitária ontem em piscina de uma residência no Lago Norte, região nobre da cidade. Já haviam sido encontrados animais mortos nas proximidades da cidade-satélite de Águas Claras, no Parque Nacional de Brasília e em cidades de Goiás, inclusive Goiânia.

A possibilidade de a região ter um foco da febre amarela levou mais de 130 mil pessoas aos postos de vacinação no sábado, ontem e hoje no Distrito Federal e cidades do entorno de Goiás. "A população compreendeu a importância da situação, de modo que os resultados, principalmente para essa época do ano, que é uma época de festas, foram positivos", disse o secretário-adjunto de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Fabiano Pimenta.

Por enquanto, as autoridades têm incentivado a vacinação espontânea - que vale por 10 anos - e equipes de técnicos têm aplicado inseticidas nas ruas e terrenos para tentar matar larvas de mosquitos transmissores da doença. Mas não se sabe ainda se se trata de febre amarela. Os primeiros resultados dos exames realizados nos animais mortos devem sair em até 20 dias.

Fernando Nakagawa



Folha Online Brasil
Tarso diz que manifestação de militares seria punida
Folha Online Cotidiano
Chacina deixa três homens mortos na zona norte de SP
Vestibular
Fatecs-SP prorrogam prazo para pedido de isenção da taxa
UOL Empregos
Metrô de São Paulo seleciona profissionais para formação de um cadastro de reserva
UOL News Brasil
Ministra Marina Silva entregou os pontos, analisa Lucia Hippolito