UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

09/04/2008 - 20h55

Como é feito o diagnóstico da dengue

Da Redação
O diagnóstico inicial da dengue é clínico, realizado através de exame físico e levantamento histórico. Nessa fase, procura-se excluir a possibilidade de outras doenças. "A dengue não apresenta sinais respiratórios, como tosse ou coriza, por exemplo", lembra Edimilson Migowski, infectologista da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Arquivo Folha Imagem
Médico faz a prova do laço em paciente, para medir a fragilidade dos vasos capilares
SAIBA MAIS SOBRE O AEDES AEGYPTI
CONHEÇA OS SINTOMAS DA DENGUE
COMO É O TRATAMENTO
TESTE SEUS CONHECIMENTOS
Informações obtidas em hemogramas, como contagem de plaquetas e leucócitos, além da pressão arterial, podem ser úteis, ainda que não excluam outras infecções. Para crianças de até seis meses, o histórico materno de dengue também é importante, já que existe a possibilidade de passagem de anticorpos maternos para o bebê durante a gestação.

Outro exame que costuma ser realizado em casos de suspeita de dengue é a prova do laço. Ela mede a fragilidade dos vasos capilares e seu resultado pode refletir a queda no número de plaquetas. O médico mede a pressão do paciente e, depois, mantém o aparelho inflado na pressão média durante cinco minutos.

O teste dá positivo quando, após transcorrido esse tempo, aparecem mais de 20 pontos de sangramento na pele em um quadrado de 2,5 centímetros de lado desenhado no antebraço do paciente. Contudo, esse resultado não é decisivo para o diagnóstico de dengue, uma vez que outras doenças levam a resultados semelhantes.

"A confirmação da doença se dá pelo isolamento viral, que pode ser feito até o quinto dia de manifestação dos sintomas, ou através da sorologia, a partir do sexto dia, que detecta a presença do anticorpo contra o vírus", explica Gustavo Johanson, infectologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). A sorologia é o exame mais comum na prática clínica. Já o isolamento viral costuma ser realizado em pacientes com manifestações hemorrágicas.



Fale com
UOL Ciência e Saúde

Compara e acha o menor preço

- Câmeras Digitais
- Notebooks - TV LCD - GPS - Auto MP3

UOL Ciência e Saúde no Twitter

Hospedagem: UOL Host