UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 Economia

02/03/2009 - 12h49
PIB do Canadá cresceu 0,5% em 2008

Toronto (Canadá), 2 mar (EFE).- O Produto Interno Bruto (PIB) do Canadá cresceu 0,5% em 2008, frente ao 2,7% alcançado em 2007, após registrar uma baixa de 0,8% no último trimestre do ano, segundo estatísticas oficiais publicadas hoje.

O organismo público Statistics Canada afirmou hoje que os resultados dos últimos três meses de 2008 representam a maior queda trimestral do PIB desde 1991.

"As quedas nas exportações, investimento de capital e despesas pessoais contribuíram para a contração econômica", afirmou o órgão.

A Statistics Canada acrescentou que, no último trimestre de 2008, o volume das importações diminuiu mais rápido do que o das exportações, mas que ambos "registraram a maior queda trimestral desde 1982".

O ministro das Finanças canadense, Jim Flaherty, advertiu ontem que os números do último trimestre de 2008 refletiriam "uma queda substancial do PIB", e antecipou que a contração da economia se manterá nos próximos meses.

A abrupta queda do PIB no final do ano passado aumenta as probabilidades de que o Banco do Canadá reduza mais uma vez a taxa de juros esta semana, para colocar a taxa interbancária em 0,5%.


UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

Folha Online Dinheiro
Executivos da AIG escapam de processo relacionado à crise
UOL News Economia
"Falta planejamento no setor de energia", diz especialista
UOL News Finanças
Aluguel pago tem
imposto a restituir?