UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

25/06/2004 - 20h41
Porta-aviões Ronald Reagan, o maior do mundo, chega ao Chile

Valparaíso (Chile), 25 jun (EFE).- Recebido por milhares de turistas e com uma salva de 21 tiros de canhão, chegou hoje, sexta-feira, à baía do porto chileno de Valparaíso, o porta-aviões da Marinha dos Estados Unidos "USS Ronald Reagan", maior navio de guerra do mundo.

O navio, que participou, na segunda-feira passada, de exercícios com unidades da Marinha do Chile nos mares do sul do país, permanecerá no porto até a próxima terça-feira.

O "Ronald Reagan" é o maior navio de guerra do mundo, com mais de 100 mil toneladas e seu comprimento equivale a três campos de futebol.

O tamanho da embarcação impediu que ela atracasse nos diques de Valparaíso, tendo que ancorar a cerca de três quilômetros do litoral, mas não impedirá a realização de visitas guiadas, que serão realizadas através de um serviço de lanchas ao navio, segundo a Marinha do Chile.

O porta-aviões chegou a Valparaíso depois de atravessar, no fim de semana passado, o Estreito de Magalhães, no extremo sul do continente, como parte de sua viagem da costa atlântica dos Estados Unidos até seu novo porto-base em San Diego, Califórnia, no litoral do Pacífico.

Na chegada ao porto, a embarcação foi escoltada por seu grupo de batalha, composto pelo cruzeiro "USS Thomas Gates", o destróier "USS Benfold" e o petroleiro "USS Camden".

Cerca de seis mil pessoas, sendo 1.200 são mulheres, compõem a tripulação do porta-aviões e de suas escoltas.

"Isto é muito importante para realizar exercícios entre a Marinha chilena e a dos Estados Unidos" disse à EFE o segundo comandante do porta-aviões, Andrés Brugal, que destacou que parte da tripulação fará trabalhos para melhorar a infra-estrutura do porto de Valparaíso, 119 quilômetros a oeste de Santiago.

Ele afirmou que, depois da longa travessia feita desde a costa leste dos Estados Unidos, a tripulação desfrutará de breves férias este fim de semana.

"Vamos gozar a liberdade e tomar vinho chileno", disse o oficial, para logo em seguida lembrar: "avisamos a todos que se portem bem, porque são embaixadores dos Estados Unidos".

As eventuais atividades de lazer dos fuzileiros americanos no porto chileno, famoso por sua agitada vida boêmia que inspirou reputados escritores, pintores e músicos, causaram polêmica no país.

Diante da chegada em massa, nos últimos dias, de prostitutas de toda a América do Sul a Valparaíso, o governo começou a distribuir dez mil preservativos para prevenir doenças sexualmente transmissíveis.

O secretário regional do Ministério da Saúde, Aníbal Vivaceta, disse que entregará aos marinheiros americanos folhetos bilíngües com informação turística e números de telefone para urgências.

Ele acrescentou que as autoridades de saúde, com a colaboração de um órgão privado de luta contra a AIDS, distribuirão os preservativos em bares e discotecas.

Marcelo Aguilar, da organização Sida Acción, afirmou que o grupo espera distribuir cerca de dez mil preservativos.

Ele ressaltou que cerca de 1.500 prostitutas chilenas e estrangeiras, entre as quais se destacam argentinas, brasileiras, bolivianas, peruanas e colombianas, foram para Valparaíso esperando a chegada dos novos clientes.

Com tanta expectativa, a ministra chilena de Relações Exteriores, Soledad Alvear, fez hoje um apelo à população de Valparaíso para que cuide da imagem do país durante a visita dos tripulantes do "USS Ronald Reagan".

"Eu acho que cada um deve cuidar sempre e em todos os âmbitos do que o Chile significa. O Chile é um país sério", afirmou, depois de ressaltar que é uma honra que o maior porta-aviões do mundo, avaliado em 5 bilhões de dólares, visite o país.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA