UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

30/09/2004 - 10h29
Ervas medicinais ajudam a combater câncer e diabetes

Londres, 30 set (EFE)- Algumas ervas medicinais como o curry, usado há séculos como tempero na cozinha indiana, podem ajudar a controlar o diabetes e até o câncer, segundo pesquisadores britânicos.

Uma equipe de cientistas do departamento de farmácia do King's College, de Londres, acredita que a folha de curry poderia desacelerar a transformação de amido em glicose nos diabéticos.

As folhas dessa árvore podem controlar a quantidade de glicose que entra na circulação sanguínea, segundo os especialistas.

Peter Houghton, líder da equipe de pesquisa que fez essa descoberta, disse na Conferência Farmacêutica Britânica que certas plantas usadas na medicina tradicional tailandesa e chinesa parecem ter também propriedades contra o câncer.

Os cientistas britânicos estudaram seis plantas utilizadas em remédios contra o câncer usados tradicionalmente na Tailândia e chegaram à conclusão de que esses medicamentos têm certa eficácia contra as células cancerosas do pulmão.

Os melhores resultados foram obtidos com a erva aquática "Ammannia baccifera", que existe na Tailândia, assim como com outro extrato da planta "Illicium verum", ou anis-estrelado, que é usada na cozinha chinesa.

Também foi descoberto que o capim que normalmente se fornece ao gado pode ter certas propriedades contra os fungos, servindo no tratamento do "pé-de-atleta".

O professor Houghton disse que as descobertas após três anos de pesquisas são apenas um primeiro passo no desenvolvimento de novos medicamentos baseados em extratos de plantas.

Ao mesmo tempo, alertou contra a tentação de começar a tomar esses extratos imediatamente e disse que ainda levará algum tempo para que os médicos possam começar a receitá-los.

Embora seja possível, disse, que as pessoas ao consumir regularmente folhas de curry como parte da dieta controlem melhor o diabetes, os pacientes devem antes consultar seus médicos.

Os pesquisadores conversaram também tradicionais curandeiros de Gana para identificar certas plantas que podem ajudar na cicatrização de ferimentos.

Os ashanti, uma das mais importantes etnias desse país africano, utilizam normalmente uma planta conhecida como "flor trepadeira" que é considerada capaz de curar infecções.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA