UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

31/01/2006 - 10h34
Mundo muçulmano comemora hoje Ano Novo 1427 da Hégira

Cairo, 31 jan (EFE).- O mundo muçulmano celebra hoje o Ano Novo 1427 da Hégira, que lembra a fuga do profeta Maomé de sua cidade natal, Meca, para Medina onde fundou as bases da Nação islâmica.

Hoje é feriado na maior parte dos países muçulmanos e tradicionalmente é comemorado com concursos de declamação do Corão, livro sagrado dos mais de 1,2 bilhão de seguidores de Maomé.

Neste ano a festividade coincide com a indignação no mundo muçulmano pelas charges publicadas pela imprensa na Dinamarca e na Noruega em que uma caricatura colocava Maomé como terrorista.

A Líbia retirou seu corpo diplomático na Dinamarca e vários estados árabes, incluindo Arábia Saudita e Egito, encaminharam protestos oficiais aos embaixadores desses países.

Enquanto isso, vários parlamentares, líderes religiosos e escritores muçulmanos exigiram um boicote econômico e diplomático a esses dois países ocidentais.

Em alguns países, como a Arábia Saudita, berço do Islã, vários supermercados suspenderam a venda de produtos lácteos dinamarqueses, e em alguns se vê claramente vários cartazes em que é possível ler frases como "aqui não há produtos dinamarqueses".

Em vários jornais árabes aparecem hoje notícias segundo as quais o jornal Jyllands-Posten publicou um comunicado em que pede desculpas e garante que com a publicação em 30 de setembro de 12 charges de Maomé -uma com uma bomba no turbante- não tentava difamar o profeta do Islã.

O calendário muçulmano é formado por 12 meses regidos pelos ciclos lunares e têm entre 29 e 30 dias, que somam 354 dias por ano.

Os muçulmanos estabeleceram o novo calendário treze anos depois da Hégira na época do segundo califa Omar Ben El Khatab.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA