|
|  |

04/05/2006 - 16h23
Consumo de cerveja reduz risco de infarto, dizem estudos
Bruxelas, 4 mai (EFE).- Estudos divulgados hoje revelam que o
consumo moderado de cerveja previne doenças cardiovasculares, reduz
o risco de infarto e melhora a resposta imunológica contra infecções
e alergias.
Especialistas de vários países da Europa apresentaram hoje os
estudos mais recentes, que demonstram os benefícios do consumo da
bebida para a saúde, durante o IV Simpósio sobre Saúde e Cerveja, em
Bruxelas.
De acordo com o doutor Ramon Estruch, do serviço de medicina
interna do Hospital Clínico de Barcelona, beber cerveja de forma
moderada melhora o sistema cardiovascular e diminui o risco de
complicações a ele relacionadas, como o infarto do miocárdio.
Segundo o médico, a dose recomendável não deve superar dois copos
por dia, no caso de mulheres, e quatro, no caso de homens, salvo
cervejas com maior teor alcoólico, onde a dose deve diminuir.
Contudo, a bebida não deve ser consumida diariamente, e deve ser
ingerida acompanhada de comida.
Já um outro estudo indica que a cerveja tem uma substância, a
prolactina, que possui propriedades antiinflamatórias, além de
ajudar na luta contra alergias e a osteoporose.
Outros estudos apresentados no Simpósio sobre Saúde e Cerveja
mostravam que as pessoas que bebem dois copos de cerveja ou de vinho
possuem uma agilidade mental melhor do que os abstêmios, e que os
consumidores moderados de cerveja são mais felizes, se suicidam
menos e faltam menos ao trabalho.
Por último, um estudo mostrou que um dos componentes da cerveja,
o xantohumol, pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer e que
essa substância exerce um papel antioxidante muito importante e, em
alguns casos, mais eficaz que a vitamina E.

|  |
|